Foi realizada nesta semana, no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, uma reunião de alinhamento com gestores e coordenadores da Atenção Primária dos 54 municípios da Região Ampliada de Saúde Oeste.
O objetivo do encontro foi discutir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Para um melhor desenvolvimento dos trabalhos, os municípios foram divididos em dois grupos. Uma parte dos municípios participou da reuniu de alinhamento hoje, 20 de novembro, totalizando 84 profissionais e uma outra, na terça, 17 de novembro, com 51 trabalhadores da saúde.
A oficina foi conduzida pelas referências técnicas do Núcleo de Atenção Primária da SRS de Divinópolis, Ana Maria de Almeida Ribeiro, Maria Helena Pereira Alves e Agripina Maria de Sousa Fraga. O objetivo do encontro foi promover a implementação do PMAQ em todas as cidades da região, neste terceiro ciclo, e o planejamento das ações estratégicas, estabelecendo diretrizes para a organização dos processo de trabalho e da qualidade da assistência prestada ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
A coordenadora do Núcleo Regional de Atenção Primária, Cecília Godoi, explicou que o programa tem como foco incentivar a gestão e os profissionais da saúde a sempre buscarem caminhos e apoiadores para a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. “O PMAQ propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. Ressaltamos que esse acompanhamento e avaliação devem ser constantes entre os profissionais das equipes e a gestão para revisão e/ou manutenção das ações estratégias no alcance do cuidado de qualidade”, ressaltou.
O que é PMAQ
O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O programa foi lançado em 2011 e agora, em 2015, inicia seu terceiro ciclo com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica, incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas que se encontram em conformidade com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
Autor: Willian Pacheco