A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas realizou, nos dias 18 e 19 de novembro, reunião de alinhamento para melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. O encontro teve a participação de gestores de saúde, coordenadores da Atenção Básica, Saúde Bucal e do núcleo de Apoio à Saúde da Família.
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), lançado em 2011, tem como objetivo alcançar um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. Esse é o terceiro encontro do Programa, que permite a adesão das equipes da Saúde da Família, equipes parametrizadas, equipes de saúde bucal e núcleos de apoio à saúde da família, independente do modelo pelo qual se organizam, desde que se encontrem em conformidade com os princípios da atenção Básica.
Segundo Magda Araújo, técnica da SRS Alfenas, o encontro possibilitou inúmeras discussões. “São conhecimentos que poderão contribuir para que os municípios possam atingir seus indicadores e, consequentemente, a melhoria dos serviços ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, afirma.
O evento foi dividido em dois dias. No primeiro, estavam presentes técnicos dos seguintes municípios: Alfenas, Alterosa, Areado, Arceburgo, Bandeira do Sul, Botelhos, Campestre, Campo do Meio, Campos Gerais, Carvalhópolis, Carmo do Rio Claro e Conceição Aparecida. No segundo dia, estavam presentes os municípios de Divisa Nova, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende, Paraguaçu, Poço Fundo, São Pedro da União e Serrania. Os grupos foram divididos para uma maior atenção aos técnicos presentes.
Autor: Marivalda Tobias