O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Vale do Aço em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, realizou nesta quarta-feira (21), às 14h, um simulado de emergência às margens da BR-381, na localidade conhecida como Rocinha, em Belo Oriente (MG).
Com o objetivo de compartilhar as ações de segurança nessas indústrias, um caminhão com água foi usado para representar o vazamento de um produto químico e as devidas ações de contenção. Para o procedimento, a rodovia teve a velocidade do trânsito reduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A Referência Técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, Éder Silva, membro do PAM-VA e representante da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, informou que o procedimento é destinado ao treinamento das equipes das empresas, com duração de 50 minutos, sem manipulação real de qualquer agente químico ou produto que represente algum risco.
Éder Silva explicou ainda que em uma situação dessa natureza, a SRS atua em parceria com os órgãos de defesa da vida, sendo notificada para avaliar as condições ambientais após acidentes dessa gravidade. “Nosso objetivo é estabelecer um padrão de procedimentos técnicos, criando uma rede de contatos entre as empresas participantes. Com essa rede, a intenção é melhorar os atendimentos a incidentes e acidentes, de grande e médio porte, na Região Metropolitana do Vale do Aço”, disse.
Autor: Flávio Samuel