A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pavão, realizaram ontem e hoje (30 e 01/10) uma capacitação destinada a padronizar as atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias estão sendo orientados a buscar uma integração dos trabalhos.
“O município de Pavão é um município endêmico para dengue. Com essa capacitação voltada vamos integrar os trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Controle de Endemias (ACE). E assim, passaremos a ter uma melhor visão de como tratar a dengue no nosso município. As equipes, por onde andar, terão a visão voltada para o controle da dengue de forma integral”, disse o Secretário de Saúde do município de Pavão, João Antonio de Almeida Ruas.
“Através de educação em saúde é que vamos controlar o mosquito a níveis aceitáveis, interceptando a cadeia de transmissão viral. O trabalho conjunto, e a troca e divulgação de informações ente os ACS e os ACE fortalece esse processo de educação e conscientização da população”, disse a Referência Técnica em Dengue, José Jorge Sahid Nédir.
Para o Coordenador da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Pavão, Pablo Viana Dias, “o agente comunitário de saúde não poderá vai mais olhar apenas sintomas da doença quando visitar uma residência. Ele terá que ter a visão de um todo, e dessa maneira ele trabalhar a promoção, e a interação das duas equipes reforçando ainda mais o controle da dengue em nosso município”, afirmou.
A capacitação foi ministrada pela Referência Técnica do Núcleo Regional em Mobilização Social, Augusto Bernardo do Monte e a Referência Técnica em Dengue, José Jorge Sahid Nédir, ambos da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni.
Autor: Lineu Cardoso