Superintendente Regional de Barbacena visita consórcio e instituição de saúde em Conselheiro Lafaiete

Imagem

Nessa quinta-feira (10/09), o Superintendente Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, Robson Vidigal, foi ao município de Conselheiro Lafaiete para visitas ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paraopeba (CISAP) e ao Centro de Apoio à Saúde e Alimentação. O superintendente tem realizado visitas aos municípios de jurisdição da SRS/Barbacena com o objetivo de aproximar estado e municípios visando buscar melhorias nos serviços de saúde para a população da macrorregião Centro-Sul. 

A reunião no consórcio contou com a presença de representantes técnicas do Núcleo de Gestão Microrregional da SRS, Angelina Santos e Carolina Moller, que fizeram o trabalho de levantamento de um diagnóstico de consórcios que está sendo realizado pelo núcleo para atender a uma demanda da Subsecretaria de Gestão Regional da SES-MG. 

“A SES está fazendo um levantamento para diagnóstico de todos os consórcios de saúde para ver como está a organização, funcionamento, legislação, dentre outros pontos, de modo a ver como está a situação para que possamos pensar na proposta que o estado vai ter para os consórcios. O estado está em fase de estudos sobre a implantação de centros de especialidades e esse diagnóstico poderá ser utilizado nesses estudos como possibilidade para atendimento de vazios assistenciais nas regiões”, explicou o superintendente Robson Vidigal. 

Após a reunião com o consócio, o Superintendente fez uma visita ao Centro de Apoio à Saúde e Alimentação de Conselheiro Lafaiete. Trata-se de uma instituição filantrópica conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS) para a qual são encaminhados pacientes com necessidades de atendimento na especialidade de Endocrinologia relacionados às doenças de diabetes, tireoide e obesidade. A instituição atende cerca de 1400 pacientes do município por mês e conta com profissionais médicos, enfermeiros, psicólogo, educador físico e nutricionista. 

“Aqui nós oferecemos, além da consulta médica, todo acompanhamento aos pacientes, incluindo sala de curativos para os pacientes com diabetes, acompanhamento com nutricionista e todo apoio necessário aos pacientes”, afirmou o presidente da instituição, Jair Ferreira. 

De acordo com o Superintendente Robson Vidigal, essa foi uma visita de cortesia atendendo a um convite do presidente da instituição. Após visita às instalações do local, Robson elogiou a qualidade dos serviços e a estrutura da entidade e afirmou que acredita ser possível a ampliação de atendimentos, caso seja possível uma parceria com o estado, que nesse caso, passaria a ofertar os serviços a toda população da microrregião.

 

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima