A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, através da coordenadoria de Epidemiologia, promoveu capacitação para todos os supervisores que atuam no combate à dengue. Realizado entre os dias 1º e 4 de setembro, o treinamento teve como objetivo aprimorar e alinhar as ações de controle da doença nos municípios de sua jurisdição.
A capacitação foi ministrada pela referência técnica da dengue, Darli Rodrigues Pacheco, e pela referência em mobilização Social, Augusto Bernardo do Monte. Durante o encontro, foram abordados importantes temas como: perfil, função e atitudes do supervisor, bem como os diferentes conceitos que envolvem o trabalho, com foco na endemia.
“Vivenciamos um momento novo, em que precisamos enfrentar a dengue de forma diferente, para evitar que a epidemia aconteça. Durante a oficina, em que foi abordado o plano de contingência de enfrentamento da dengue, ficou claro que estamos no caminho certo”, afirmou a Coordenadora de Epidemiologia da Superintendia Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Adivete Santos Figueiredo. Os participantes também ressaltaram os pontos positivos das atividades. “Temos aqui pessoas capacitadas, capazes de enriquecer nosso conhecimento e reciclar tudo que preconiza o Plano Nacional de Controle da Dengue (PNCD)”, ressaltou o supervisor da microárea de Águas Formosas, Claudio Cristiano Cirino.
Para a referência técnica da dengue, Darli Rodrigues Pacheco, a capacitação tem o intuito de aperfeiçoar ainda mais os trabalhos já realizados. “Estamos preparando os nossos supervisores para serem multiplicadores e, assim, melhorar as ações e supervisões junto aos nossos municípios”, finalizou.
Autor: Lineu Cardoso