SES-MG promove capacitação em sistemas de vacina na SRS Barbacena

Crédito: Priscila Rezende

Entre os dias 1º e 03 de setembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu uma capacitação em sistemas de vacina Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIE) para técnicos dos municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena.

Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) visa unificar nacionalmente os dados de vacinação de toda a população brasileira e foi desenvolvido pelo PNI em parceria com o DATASUS (Sistema de Informações em Saúde) em uma tecnologia que foi desenvolvida para que possa ser instalada em diferentes sistemas operacionais e sem custos, de modo a não acarretar custos para os gestores e facilitar sua instalação e acesso.

E o Sistema de Controle de Dispensação de Insumos Estratégicos (SIE) visa disponibilizar as informações necessárias à gestão de recursos do Programa de Dispensação de Insumos Estratégicos de Saúde. Através do cadastro on-line de informações e sua posterior visualização pelo próprio sistema, o gestor pode acompanhar a distribuição de recursos de forma equilibrada e controlada. É distribuído em sistemas específicos por área de gestão (Sistema de Insumos para Diabetes e sistemas de cadastro específicos para outras patologias).

A capacitação foi ministrada pelos técnicos Ronan Ribeiro e Laís Santos que trabalham com a parte de sistemas na Coordenadoria de Imunização da SES-MG, e o evento contou com o apoio da coordenação e equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena.

O objetivo foi capacitar técnicos dos municípios para utilização dos sistemas informatizados que reúnem informações de vacinação e dispensação dos insumos estratégicos em saúde, em todo o país. Dessa forma, os municípios podem registrar individualmente dados de vacinação de todos os residentes do Brasil, bem como, fornecer dados sobre pessoas vacinadas, sobre movimentação de imunubiológicos nas salas de vacinação, reduzir erros de imunização e desse modo é possível unificar o meio de transmissão de dados de vacinação para o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima