Com a presença de usuários, gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) das cidades de Mariana e Itabirito, a VII Conferência de Saúde de Ouro Preto reuniu a população para discutir sobre a situação da saúde pública municipal. Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”, o evento foi realizado nos dias 10 e 11 de julho no Museu da Escola de Farmácia de Ouro Preto.
As conferências de saúde são espaços em que vários segmentos da sociedade se reúnem para refletir o que já foi feito e o que ainda se tem a fazer na saúde, oferecendo um espaço para troca de experiências e elaboração de ideias para um sistema único de saúde de qualidade.
Representando a Superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) Sônia Gesteira e Matos, Débora Marques Tavares, parabenizou ao município pela evolução e consolidação de um SUS mais qualificado para atender as demandas das pessoas. “O cidadão tem o dever e o direito de participar das conferências municipais de saúde. De saber o que está acontecendo e de dar a sua opinião. Com a participação de todos é que temos a oportunidade de melhorar os serviços prestados”, afirmou.
A Secretária de Saúde de Ouro Preto, Sandra Regina Brandão Guimarães, também destacou que a parceria entre poder público e população também contribui para a construção de um SUS de qualidade. “Trabalhando em parceria e dando voz as pessoas é que construímos uma saúde de mais qualidade para a população”, disse.
Durante a abertura do evento, realizada no dia 10, a Superintendente de Políticas Públicas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Miriam Maria Souza, apresentou as redes de atenção a saúde e como elas agilizam o atendimento para a população. As pessoas presentes também tiveram a oportunidade de subir ao palco e apresentar suas opiniões sobre os serviços de saúde prestados.
Moradora de Ouro Preto a doula voluntária da Santa Casa de Ouro Preto, Laura Muller, expos suas ideias enfatizando a ampliação do debate da assistência humanizada ao pré parto, parto e pós parto. A maternidade de Ouro Preto atende a vários distritos e municípios. Um atendimento mais humanizado além de qualificado é o que irá fazer a diferença”, afirmou.
O vice presidente do Conselho municipal de saúde de Ouro Preto, Geraldo Evangelista Mendes, também destacou a participação popular no evento. “ É com a opinião de todos que temos a oportunidade de construirmos e de prestarmos um melhor serviço para a população. A conferência é um espaço para enriquecimento de ideias que irão contribuir para a saúde de todos”, disse.
Autor: Alessandra Maximiano