Ressaquinha promove 6ª Conferência Municipal de Saúde

Priscila Rezende

Na sexta-feira (10/07) o município de Ressaquinha promoveu sua 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento contou com a presença do Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal.

Tratando como tema a “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, que foi definido pelo Conselho Nacional de Saúde, a conferência consiste na oportunidade de buscar a participação e envolvimento dos cidadãos nas discussões sobre a saúde pública por meio de palestras, debates e apresentação de propostas com o intuito de trabalhar melhorias para a saúde no município.

As conferências contam com a participação de diversos segmentos da sociedade tais como: usuários do SUS, representantes do governo, profissionais de saúde, prestadores de serviços, autoridades e outros, objetivando a avaliação da situação da saúde e proposição de diretrizes para a formulação de políticas públicas, bem como de ações para o município. Na conferência, cada município elege delegados (representantes de usuários, trabalhadores da saúde e prestadores de serviços) que levarão propostas de políticas para a etapa estadual (prevista para os dias 1 a 4 de setembro de 2015, em Belo Horizonte) e posteriormente para a etapa nacional (prevista para novembro de 2015).

Em sua fala, o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal, enfatizou os compromissos e políticas da gestão estadual em relação à saúde através de um trabalho de regionalização para maior aproximação com os municípios e conselhos municipais de saúde, e atendimento aos anseios dos cidadãos.

“Estamos vivendo o início de uma nova gestão estadual e é um momento em que o governo está aberto para as propostas de mudanças e para os planejamentos, principalmente na questão da Saúde. O governador tem colocado como prioridade de governo a Saúde e a Educação e ele tem o compromisso em cumprir fielmente, no mínimo, os 12% de investimentos que a Constituição Federal garante à Saúde nos estados.  E outra mudança que estamos trazendo é a aproximação do Estado com os municípios. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais tem o objetivo de estar mais perto dos municípios, saber mais de suas questões e dificuldades, para que possamos criar soluções juntos. Não acreditamos que políticas de saúde sejam criadas de cima para baixo, nós entendemos que elas precisam ser criadas exatamente aqui no território e na região. Assim como não podemos pensar também só na saúde municipal, e a saúde não é feita só na nossa cidade, ela é feita num conjunto de cidades e na região que formam nossa macro Centro-Sul. Então eu gostaria de deixar claro a importância desse momento”, afirmou o superintendente Robson Vidigal.

Em relação aos conselhos municipais o superintendente destacou: “a Superintendência Regional de Saúde já está buscando uma aproximação com os conselhos municipais. Estamos com a previsão de, no mês de agosto, realizar uma reunião em que iremos convidar os presidentes dos conselhos para que a gente possa começar a pensar um colegiado e abrir o espaço para que também se façam presentes nas discussões das reuniões de CIR e CIRA, ocasiões em que fazemos um debate com os secretários de saúde. Eu tenho a convicção de que um conselho bem orientado e bem informado pode contribuir muito mais do que sem estrutura física e sem apoio técnico. Então gostaria de comunicar que, em breve, estaremos realizando esse diálogo e criar essa oportunidade para os companheiros dos conselhos”.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima