A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) está capacitando auditores e ouvidores do Sistema Único de Saúde (SUS). Através do curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS, profissionais da área poderão aprimorar suas práticas e organização do trabalho, para que estejam alinhadas com os princípios e diretrizes do SUS.
O curso tem o objetivo de contribuir para a qualificação do Sistema Nacional de Auditoria e do Sistema Nacional de Ouvidoria. Em Minas Gerais, o curso acontece de 22 a 26 de junho e de 03 a 07 de agosto. Serão qualificados profissionais de 25 municípios no componente Ouvidoria e 12 municípios para Auditorias. Os profissionais participantes foram indicados pelos Secretários de Saúde dos municípios, que firmaram compromisso de liberação.
A Diretora Geral da ESP-MG, Roseni Sena, comentou sobre a importância desse curso para o momento de gestão participativa que o Governo do Estado de Minas Gerais está vivenciando. “Esse processo de escuta, presente nos processos de Ouvidoria e Auditoria é ferramenta fundamental para a construção de uma gestão participativa, na qual é essencial ouvir para governar”, disse.
A servidora da ESP-MG e coordenadora estadual do curso, Lavinne de Sousa Oliveira, frisou que “essa oportunidade promove a troca de experiência entre Ouvidorias e Auditorias, sendo assim, um momento enriquecedor para fortalecer a gestão do SUS”, afirmou.
O curso
O Curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidorias do SUS é fruto de uma parceria estabelecida em 2011 entre a Vice Direção da Escola de Governo em Saúde, Fiocruz, Departamento Nacional de Ouvidoria do SUS, Departamento Nacional de Auditoria do SUS, ambos da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, da qual a ESP-MG é membro.
Autor: Ricarda Caiafa