A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) celebra, nesta terça-feira (02/06), 69 anos de existência. Para comemorar a data, a ESP-MG organizou vários eventos ao longo do dia. Na parte da manhã foi montada no espaço externo da Escola, uma verdadeira “Sala de Visitas” para promover uma conversa entre o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, a diretora-geral da ESP-MG Roseni Sena, a Secretária Adjunta da SES-MG, Alzira de Oliveira Jorge, a Promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Josely Ramos, o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva com servidores e técnicos da instituição. O tema foi “os caminhos da educação permanente e da gestão participativa no estado”.
Refletindo sobre o papel da ESP-MG de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais, o Secretário falou sobre as novas perspectivas da instituição. Segundo Fausto Pereira dos Santos, o objetivo do governo é que a escola articule e coordene os processos de formação profissional e de educação continuada em saúde coletiva. “Hoje estamos aqui para homenagear a história da instituição, e, ao mesmo tempo, comemorar a oportunidade de renovar e superar. Vivemos um momento em que é possível definir uma nova agenda para a escola e estabelecer novos modos de atuação. Temos a oportunidade de desenvolver metodologias que irão intervir positivamente na vida real dos profissionais de saúde e, principalmente, na vida do cidadão comum. Para isso será necessário determinar novas reponsabilidades, modernizar as estruturas físicas da escola e desenvolver novas metodologias de educação”, afirmou.
O secretário falou também que o momento é uma oportunidade para construir uma gestão mais participativa. “Devemos definir juntos qual escola de saúde pública queremos para Minas. E articular com o conjunto de instituições que no estado são devotadas ao ensino de saúde para assim cumprirmos o papel de formação profissional e de educação continuada”, explicou.
Já a diretora-geral da ESP, Roseni Sena, comentou que a escola, criada em 1946, foi uma das primeiras Escolas de Saúde Pública do Brasil e figura como uma das mais tradicionais instituições de ensino e de capacitação dos trabalhadores. “A ESP esteve presente em momentos importantes para a democracia, como a reforma sanitária e a luta antimanicominal. Este é um momento novo para a escola, um momento em que a ESP-MG será protagonista da gestão da saúde e responsável pela política de educação permanente no Estado, é um processo coletivo de construção e um desafio”, disse.
Alzira de Oliveira Jorge, Secretária Adjunta da SES-MG, afirmou que a escola é uma das prioridades deste governo. “A ESP á a instituição referência nos processos de formação profissional e de educação permanente para o SUS em MG. Nosso compromisso é fortalecer a instituição e ampliar os vínculos com o ensino profissional e com a qualificação”.

Para o Vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ederson Alves da Silva, “a intenção do Conselho é aproximar-se da escola. Buscar um espaço de capacitação para o controle social, desenvolvendo parcerias para fortalecer o SUS”.
Josely Ramos, Promotora de Justiça de Defesa da Saúde, afirmou que a escola possui ideais renovadores porque acredita no SUS. “Este é um momento de comemorar os ideais da escola e renovar os compromissos com o SUS e com o cidadão, ampliar os debater e estar pronto para encarar os novos desafios que estão surgindo”, disse.
Intervenções
Como parte das atividades comemorativas, um dos muros internos da ESP-MG, localizada em Belo Horizonte, na Avenida Augusto de Lima, 2061 – Barro Preto, recebeu uma intervenção artística da grafiteira mineira Raquel Bolinho, com a temática educação e saúde.
Além do grafite, o Grupo de Teatro Saúde em Cena realizou uma intervenção apresentando uma esquete aos participantes e à plateia da Sala de Visitas. “A esquete traz situações e personagens que são comuns no ambiente de trabalho. São caricaturas que divertem e, ao mesmo tempo, tem a função de convocar a reflexão”, disse Susan Prado integrante do grupo.

Abaixo, ouça na íntegra a fala do Secretário de Estado de Saúde, Fausto Oliveira dos Santos, sobre o papel da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) no Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, durante solenidade de aniversário de 69 anos da ESP-MG:
Galeria de fotos. Crédito: Marcus Ferreira












Autor: Juliana Gutierrez