Tomou posse na segunda-feira (06-04), a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), tendo como presidenta a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa. A posse ocorreu na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce) em Valadares, onde o prefeito de Belo Oriente e ex-presidente do Consurge, Pietro Chaves passou a presidência para a Prefeita de Valadares, em solenidade com prefeitos dos Vales do Aço e da Região do Vale do Rio Doce.
“Os caminhos para o andamento do Consórcio já foram traçados, mas é necessário dar um passo mais adiante, assinando contratos com o Governo do Estado de Minas Gerais e Governo Federal, garantindo recursos para que ambulâncias cheguem a região, já que o nosso compromisso maior é com a população dos 86 municípios que compõem a Macrorregioão leste, salvando vidas. Assumo com vontade de trabalhar, com dedicação e trabalho em equipe. Os prefeitos do Consórcio serão todos chamados para assumirem responsabilidades pela saúde dos municípios”, ressaltou a prefeita Elisa Costa.
Elisa Costa acrescentou ainda que “a nova diretoria conseguiu a integrar as duas regionais de Coronel Fabriciano e Governador Valadares, fundamental para o sucesso da administração do Consurge que, como toda gestão em saúde, certamente é desafiadora e complexa. Como prefeita da cidade sede, me disponho a mais este desafio, comprometendo-me em colocar a serviço do coletivo, com o principal objetivo de fortalecer o SUS”, complementou.
Presente a posse, o superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Derli Batista da Silva, salientou a importância do CONSURGE. “O consórcio representa importante e fundamental estrutura nos serviços de saúde para a toda a macrorregião, garantindo atendimento de urgência e emergência aos cidadãos, que serão encaminhados ao hospital de referência regional, conforme preconiza Portaria 2.048, do Ministério da Saúde”, afirmou.
Após a posse a prefeita de Governador Valadares e os novos conselheiros realizam a primeira reunião de trabalho que teve como pauta a futura estrutura física do Consurge; visitas a Consórcios de outras regiões, estatuto e agendamento de marcação de plenária.
Além da prefeita Elisa como presidente, a nova diretoria tem como vice o prefeito de Santana do Paraíso, Antônio Afonso Duarte (Zizinho) e como 1° secretário o prefeito de Central de Minas, Genil Mata da Cruz. Os outros membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal são prefeitos dos municípios de Engenheiro Caldas, Peçanha, São Félix de Minas, Mantena, José Raydan, Itabirinha, Sardoá, Conselheiro Pena, Dom Cavati, Galiléia, Goiabeira, Tarumirim, Itanhomi, Resplendor, São João Evangelista, Cantagalo e Divino das Laranjeiras
O CONSÓRCIO
Com futura sede em Governador Valadares, o Consurge envolve 86 municípios e uma população de 1,5 milhão de habitantes. O Consórcio terá uma Central Operativa (192) em Valadares, cidade sede do Samu Regional. A Central será responsável por receber as ligações, fazer o mapeamento, avaliar a gravidade, orientar, indicar o melhor atendimento e o melhor deslocamento de veículos para a unidade hospitalar.
Contará com 29 Unidades de Suporte Básico (USB), oito Unidades de Saúde Avançadas (USA) equipadas com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas.
O Samu Regional deverá contar com 29 Unidades de Suporte Básico (USB) e oito Unidades de Saúde Avançadas (USA) equipadas com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A estrutura terá ainda a presença de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, distribuídos ao longo da malha rodoviária da região e também dentro dos municípios, garantindo o atendimento de urgência.
Autor: Frederico Bussinger