Entre os dias 18 e 19 de novembro, profissionais de saúde dos 54 municípios da macrorregião centro oeste de saúde estarão reunidos em Divinópolis para discutir o Sistema de Atenção Primária à Saúde. O objetivo do encontro é trocar experiências positivas sobre a reorganização dos fluxos da Atenção Básica tomando como exemplo positivo o processo de implantação do Laboratório de Inovação às Condições Crônicas de Santo Antônio do Monte (Liacc). Temas como a classificação de risco familiar, cadastro de pacientes, estratificação de risco, territorialização em saúde e gerenciamento de processos estão na pauta de discussões.
A estratégia é mostrar aos profissionais de saúde dos municípios, por meio das experiências e práticas exitosas, que é possível reorganizar os fluxos dos pacientes nos diversos pontos de atenção à saúde. A partir disso, exemplificar como a Atenção Primária deve ser resolutiva no tratamento, diagnóstico e prevenção dos problemas de saúde enfrentados pela população.
A coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, Agripina Fraga, ressalta a importância da organização do fluxo de atendimento da Atenção Primária à Saúde. “Não adianta implantar novas tecnologias sem organizar os processos da Atenção Primária e conhecer a população. O usuário do Sistema Único de Saúde precisa sair da situação de paciente para ser agente promotor da própria saúde. Quanto mais se organiza mais se torna possível implantar novos processos”, afirma.
Autor: Willian Pacheco