Quando o assunto é cuidar da saúde proporcionando para as pessoas um atendimento mais rápido e um ambiente confortável, a Farmácia de Minas de Belo Horizonte não mede esforços. Por isso criou o projeto literário “A Leitura é o Remédio”. O projeto idealizado pela Referência em Humanização da Farmácia de Minas de Belo Horizonte, Renata Cruviel, surgiu da necessidade de melhorar o acolhimento dos usuários da Farmácia oferecendo para as pessoas oportunidades de leitura, informação e cultura.
Os livros ficam à disposição dos usuários da farmácia e também dos funcionários, que podem aproveitar o curto tempo de espera do atendimento e o horário de intervalo para ler. Inicialmente todos os livros foram doados pelos próprios funcionários da Farmácia e agora o objetivo é a manutenção e expansão do acervo com doações que serão realizadas pela Biblioteca Pública de Belo Horizonte, pelos servidores da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), além dos próprios usuários.
Para Renata Cruviel, proporcionar a leitura para as pessoas é muito mais do que trazer informação e conhecimento. Para a referência técnica, a leitura pode ser utilizada como ferramenta complementar para a prevenção de doenças, para a promoção da saúde e ainda contribuir para reduzir os níveis de ansiedade e stresse entre as pessoas. “O nosso desejo é que o projeto evolua e transforme a Farmácia de Minas em um referencial em humanização do atendimento e auxilie na valorização e reconhecimento do Sistema Único de Saúde com um sistema que pode e que dá certo”, afirmou.
Doações
As pessoas que desejam realizar doações de livros para a Farmácia de Minas de Belo Horizonte podem entregar os livros nos seguintes endereços:
Farmácia de Minas de Belo Horizonte – Setor – Recepção
Avenida do Contorno, 8495, Gutierrez
Horário: 07h30 às 20h
Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte – SRS-BH – Setor Comunicação Social
Rua Rio de Janeiro, 471, 7º andar, Centro
Horário: 10h às 18h
Autor: Alessandra Maximiano