Urgência e Emergência será transferida para Hospital da Fhemig

Governo de Minas e Prefeitura de Barbacena anunciam mudança em até 90 dias

 

Na tarde de ontem, quarta-feira, 25.06, durante reunião realizada em Belo Horizonte, no gabinete do secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, foi definida a mudança da porta de entrada da Urgência e Emergência da Macrorregião Centro-Sul para o Hospital Regional Dr. José Américo, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). Hoje, o serviço funciona na Santa Casa de Barbacena
Participaram da reunião, além do secretário, o prefeito de Barbacena, Antonio Carlos Andrada; o deputado estadual Lafayete Andrada; o secretário municipal de Saúde e representante da Santa Casa de Barbacena, José Orleans Costa, o subsecretário de Atenção e Políticas de Saúde, Tiago Lucas, o presidente da Fhemig, Antonio Carlos de Barros Martins, além de Jorge Correia Neto, diretor do Hospital Dr. José Américo, Gustavo Martins e Hellen Fernanda de Souza, da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência.

Durante a reunião foi acordado que referências técnicas da SES/MG e do município de Barbacena elaborem um plano de ação para a definição do modelo de transição da Urgência e Emergência, que atende a 51 municípios da Macro Centro-Sul. Nesse plano serão estabelecidos o cronograma das ações, o modelo assistencial, plantões e especialidades ofertadas.
“Essa transição deve ser efetivada com a segurança, resguardando os serviços de Urgência e Emergência, para que em até 90 dias possamos atender aos melhores padrões de eficiência e resolutividade, que possam garantir à população referenciada a assistência necessária”, assegurou o subsecretário Tiago Lucas.

As obras de reforma do Hospital Regional Dr. José Américo já estão em curso. O investimento é de R$ 17 milhões, do Tesouro do Estado. Com essa readequação do espaço físico, nessa primeira fase da transição da Santa Casa para a unidade hospitalar da Fhemig serão disponibilizados novos serviços e mais cem leitos dos 250 previstos. Hoje, o hospital dispõe de 71 leitos.
Com a nova configuração o hospital vai dispor de quatro salas de cirurgia, nove leitos de indução/recuperação pós-anestésico, 20 poltronas Fast Track, 30 leitos de Unidade de Decisão Clínica(U.D.C) adulto, 10 leitos de U.D.C. pediátrico, 10 leitos de UTI para Neurotrauma, 30 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI Pediátrica, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Pediátricos, 20 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Adulto, 20 leitos de internação para Acidente Vascular Cerebral(A.V.C) e 100 leitos de internação clínica-cirúrgica, além de um completo apoio diagnóstico e terapêutico em função da complexidade do Hospital. A área de ampliação será de 4.121 metros quadrados.

A Macro Centro-Sul, com 51 municípios e uma população de 750 mil habitantes, reúne as micro-regiões de Congonhas/ Conselheiro Lafaiete, Barbacena e São João Del Rey. Conta com o SAMU Regional, que é gerenciado pelo consórcio público CISRU.

Autor: Jornalismo SES

Rolar para cima