A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, promove nos dias 25 e 26 de junho, uma oficina sobre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O objetivo do encontro é sanar dúvidas e buscar conhecimentos para melhorar a atuação do NASF nos municípios.
A princípio é importante lembrar que não se constrói o Sistema Único de Saúde (SUS) sozinho, disse Maria do Carmo Costa Ferreira, coordenadora da Atenção Primaria, e referência de Humanização e Educação Permanente da Superintendência Regional de Saúde de Leopoldina. “Trazer todos esses profissionais para filosofia do NASF é um grande passo para que o trabalho em equipe caminhe com facilidade, elaborando assim projetos terapêuticos singulares e de saúde no território”.
A coordenadora do NASF do Município de Vazante, Ana Carolina Resgalla Hannas, conta que todos os municípios presentes têm com foco aprender sobre o programa. “O que vamos levar desta oficina vai nos ajudar a ajustar o projeto e a proposta do NASF, melhorando a prática em conjunto com a Atenção Primária e alcançando a maior parte da população de forma válida”.
Os municípios também serão beneficiados com esta oficina como afirma o psicólogo do NASF do município de Serra do Salitre, Paulo Rogério Garcia Ribeiro. “A equipe do NASF foi formada há pouco tempo no município e esclarecer a maneira correta como esse trabalho deve ser executado ajuda na maneira de atender os usuários”.
Autor: Luciana Santiago