Gestores de municípios que fazem parte da região da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano conheceram no dia 26/06, o projeto arquitetônico para construção da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge). O consórcio é uma iniciativa do Governo do Estado e irá beneficiar os municípios oferecendo a gestão conjunta de serviços públicos, como a implantação do SAMU Regional.
Durante o encontro realizado na Associação dos Municípios do Vale do Rio Doce (Ardoce), foram apresentados ainda os projetos das bases descentralizadas para abrigar médicos, enfermeiros e as Unidades de Suporte Básico e Avançado, conhecidas pelas siglas USB e USA. De acordo com os padrões exigidos, cada município base dessas unidades deve construir ou adaptar um imóvel para servir como base para os serviços. O superintendente da Regional de Coronel Fabriciano, Anchieta Poggiali, destacou os mecanismos de ação do Consórcio, fundamental para a população do Leste de Minas, esforço do Governo do Estado para ampliar a prestação de serviço em saúde.
Gustavo Martins, da Coordenação de Urgência e Emergência, apresentou o projeto da Rede, que inclui o custeio dos hospitais e como os gestores podem utilizar os recursos. Ele ainda tirou dúvidas sobre a porta de entrada dos hospitais referência em urgência e emergência, que prevê investimentos na ordem de 30 milhões, para a adequação de 20 unidades espalhadas em toda região Leste de Minas.
Hospitais
Com a criação o Consurge, já estão garantidos repasses de recursos para o atendimento de urgência e emergência nos hospitais Márcio Cunha, Hospital e Maternidade Vital Brazil, Municipal de Ipatinga, além dos hospitais de Belo Oriente e Inhapim. O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, que faz parte da Macrorregião do Vale do Aço, também deve receber repasses financeiros.
Autor: Roberto Bertozi
