SES investe em Centro de Controle de Zoonoses de Bom Despacho

Imagem

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bom Despacho, no centro-oeste de Minas, será inaugurado amanhã, sexta-feira (30/05), às 16 horas. A entrega da obra faz parte das comemorações de 102 anos do município. Construído com recursos do Tesouro Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, na ordem de R$ 893, 692,18, o CCZ será uma referência em zoonoses para os municípios da região com possibilidade de oferecer suporte técnico aos canis municipais.

Crédito: Willian Pacheco

A equipe que trabalhará no centro será composta por veterinários e técnicos, totalizando 60 profissionais.  A estrutura do local permite que os funcionários trabalhem com controle de endemias, animais peçonhentos e sinatrópicos. Além de oferecer condições para o controle da dengue, febre amarela, leishmaniose, raiva, hantavirose, febre maculosa, doença de chagas, dentre outros.

O Centro de Controle de Zoonoses de Bom Despacho possui área total construída de 1,065,52 metros quadrados e conta com cinco repartições. Esses espaços foram divididos em administrativo, controle de animal, controle de campo, depósito de grandes animais (equinos, bovinos, caprinos), e preparo de produtos químicos para borrifação em bombas costais e nebulizadores ultra baixo volume (UBV).

“O objetivo de termos esse centro é que ele é um local adequado para colocar os animais doentes, para fazer o diagnóstico e tratamento. Em casos mais graves, eutanasiar o animal. Também teremos uma área para educação em saúde, onde serão realizadas palestras para população e treinamentos”, destacou a Secretária Municipal de Saúde de Bom Despacho, Neide Aparecida Braga Lopes.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima