Em razão do atual cenário identificado nos municípios mineiros que apresentam grande variabilidade de práticas clínicas, mediante forte pressão por incorporação de novas tecnologias e imensas dificuldades de ajustar as demandas de saúde da população, agravada às vezes por decisões judiciais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promoveu durante esta semana (05 a 09-05), aproveitando as reuniões das Comissões Intergestores Regional (CIR), o lançamento do Projeto Facilitador de Implantação de Diretrizes Clinicas para os 51 municípios de sua jurisdição.
A proposta do Projeto é a Gestão da Clínica no âmbito municipal, definindo os padrões gerados mediante a utilização de evidências científicas, devidamente estabelecidos e pactuados com os diversos atores institucionais envolvidos, como Conselhos Municipais de Saúde, Poder Judiciário, entre outros.
O Projeto também visa qualificar os profissionais de saúde para que desempenhem com maior segurança e assertividade suas rotinas de trabalho, e o impacto dessas ações sejam balizadoras do funcionamento das Redes de Atenção à Saúde. O Projeto consiste em um esforço de atuação da SES-MG, através de suas Unidades Regionais de Saúde, por meio das equipes de saúde dos municípios, facilitando in loco os processos de implementação dos Protocolos Clínicos.
“Sabemos que esse Projeto pode ser aplicado com êxito no SUS, entendendo que possui diversas variáveis desafiadores, entretanto, percebemos que precisamos buscar alternativas que atendam a demanda ora apresentada com suas diversidades. Vemos nesta proposta, um instrumento para a Gestão da Clínica no Estado de Minas Gerais”, pontuou Flávia Augusta Viana, coordenadora de Atenção Primária à Saúde -NAPRIS da SRS/GV.
Para implementar diretamente as atividades do Projeto junto aos municípios, a SRS-GV incorporou três profissionais que irão atuar em suas quatro regiões de Saúde, sendo a Região de Mantena e Resplendor a facilitadora Ana Paula Passos, na Região de Governador Valadares , Cristiana Vieira e na Região Santa Maria do Suaçuí/São João Evangelista Tayllayne Zimmerer, ambas lotadas e sob a coordenação do NAPRI e com apoio do Núcleo de Redes da Atenção à Saúde (NRAS), coordenado por Taiz Reliquias dos Santos.
Autor: Frederico Bussinger