Representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais participam hoje (11/03), em Brasília, de debates na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família. O evento tem como objetivo discutir e valorizar experiências cotidianas na saúde, além de estimular o protagonismo local de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica de todo o país.
Durante o encontro, representantes da SES/MG apresentarão a experiência do Laboratório Inovação das Condições Crônicas (LIACC) de Santo Antônio do Monte, juntamente com todos os parceiros envolvidos: a SES (representada pelo nível Central e Regional), Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Monte.
Laboratório Inovação das Condições Crônicas (LIACC)
O laboratório de Inovação das Condições Crônicas de Santo Antônio do Monte criado em junho de 2013, é uma estratégia do CONASS em parceria da OPAS, SES e Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte, que visa a introdução e adoção de novos processos, produtos, práticas, programas ou políticas criadas para atender as condições crônicas (enquanto um problema de saúde pública) e trazer benefícios significativos para a população. É importante ressaltar que essa estratégia vem sendo desenvolvida e aperfeiçoada desde 2008 e faz parte do escopo de cooperação técnica entre OPAS/OMS no Brasil, Ministério da Saúde e outros parceiros. O CONASS, nos últimos anos, aderiu como parte de seu plano estratégico de apoio às Secretarias Estaduais de Saúde, ao trabalho em laboratórios de inovação.
Em Santo Antônio do Monte, o LIACC trabalha com os seguintes públicos: hipertensão, diabetes, gestação e crianças até 1 ano, adotando como o foco principal a atenção primária à saúde, a atenção secundária ambulatorial, os sistemas de apoio diagnóstico e terapêutico e os sistemas logísticos das redes de atenção à saúde, referentes às condições crônicas prioritárias, sendo o principal objetivo construir um modelo de atenção à saúde integrado (assistência e vigilância à saúde). Nessa mesa redonda, serão apresentados os principais resultados alcançados, ao longo desde ano de trabalhos.
Autor: Jéssica Gomes