Campo Belo recebeu no mês de fevereiro ações do Força Tarefa, entre elas o dengômetro e o dengue móvel. Nos dias 14 e 15/02 os moradores do município puderam trocar materiais que acumulam água, entre eles garrafas pets, pneus e latinhas, por óleo de soja. As ações estão concentradas na Avenida Prefeito Vanderlei Luís Maia, bairro Vila Maurício.
A dona de casa Alvina Duarte, que trocou 320 latinhas por 16 litros de óleo, comenta que é necessário o apoio de todos no combate à dengue. “Eu faço a limpeza e evito deixar água parada. Todos tem que colaborar para ajudar na eliminação dos focos”, disse a dona de casa.
A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Belo e conta com o apoio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis e da Ascarbe (Associação de Catadores de Campo Belo). Durante as atividades do Força Tarefa, oito bairros foram percorridos para mutirões de limpeza e ações preventivas de controle dos focos de dengue.
A coordenadora de epidemiologia do município Lalene Magri destacou a importância do trabalho realizado pela Força Tarefa. “O trabalho da Força Tarefa foi muito importante para nosso município. Os agentes encontraram alguns focos de dengue visíveis”, afirma.
A camareira Neuri Rita Ferreira ressalta que esta ação é uma forma de contribuir com o meio ambiente, além de combater a proliferação da doença. “Vemos muitos recicláveis sendo desperdiçados e virando focos do mosquito. Podemos contribuir com o meio ambiente e ajudar no combate a dengue”, destacou a camareira.
Autor: Willian Pacheco