O município de Vespasiano, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, também conhecida por sediar o Centro de Treinamento (CT) de um dos maiores times de futebol de Minas Gerais e do Brasil, também está batendo um bolão quando o assunto é prevenção contra o mosquito da dengue. Escalados para atuar em conjunto com o poder público, os moradores estão colaborando para colocar em prática a forte marcação para eliminar os focos da doença.
Desde o dia 3/02 a população tem recebido ações educativas por meio dos agentes de endemias e equipes de mobilização e nesta sexta-feira e sábado, 14 e 15/02, estão participando da Força Tarefa da dengue, na Praça da Juventude, de 9h às 15h, no bairro Jardim da Glória. No espaço estão instaladas as unidades do Dengômetro e Dengue Móvel, onde os cidadãos recebem informações educativas e podem fazer a troca de materiais recicláveis por óleo de soja.
Ivania Rabelo, aposentada e deficiente física, acordou cedo com muita disposição e marcou preseça na unidade da Força Tarefa nesta sexta-feira. Ela levou 14 pneus que estavam no quintal de casa e fez a troca pelas garrafas de óleo. “Com a iniciativa consegui descartar corretamente os pneus que estavam na minha residência. Retirei o material que poderia ser foco do mosquito, o que vai contribuir com a saúde da minha família e dos vizinhos”, relatou.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Vespasiano revelam que em 2013 foram notificados mais de 6.000 mil casos de dengue na cidade, sendo a maioria dos focos do mosquito detectados nas residências. A partir dos altos índices da doença no municipio, o governo municipal juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), intensificaram as ações preventivas no combate a doença, incluindo nas iniciativas a realização da Força Tarefa.
“Neste ano foram registrados 28 casos suspeitos. Percebemos a adesão da população no combate à dengue e principalmente a colaboração na Força Tarefa. Precisamos atuar em conjunto com a sociedade para eliminar o mosquito”, destacou o supervisor de Zoonoses de Vespasiano, Wilson Viana.
Quem não ficou de fora da partida e também fez um gol de placa no combate a dengue foi o senhor Raimundo. Morador antigo do bairro Jardim da Glória e conhecido por todos como Barnabé, ele pode ser considerado um dos artilheiros quando o assunto é prevenção, atingindo a marca de 420 latinhas trocadas por óleo de soja. “Moro perto de um comércio que vende bebida, onde as pessoas consomem muitas latinhas e jogam esse lixo na rua e nos lotes vagos. Eu recolho as latinhas e hoje estou trocando pelo óleo”, explicou satisfeito por estar ajudando a combater a dengue e colaborando com o meio ambiente.
Todo time é formado por um grupo de jogadores, cada um fazendo a sua parte. Luciana Dias, agente de endemias de Vespasiano, se considera a integrante responsável pelas orientações. “Somos educadores no sentido de conscientizar a população sobre os cuidados com a Dengue. Percebemos em muitas casas o descarte e armazenamento incorreto dos materiais, como latas, pneus e caixa d´águas abertas. Precisamos trabalhar em equipe, poder público e moradores, somando esforços para acabar com a doença”, observou a agente que acredita que dessa forma a população irá vencer a partida contra a dengue de goleada.
Autor: Flávia Freitas