Pela primeira vez, exposição estará na capital com novas atrações e informações sobre prevenção de doenças
A estreia acontece no próximo sábado (25), entre às 9 e 16 horas, no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, na região da Pampulha. A expectativa é que mais de 300 pessoas visitem a exposição neste dia, especialmente estudantes de escolas públicas, participantes do projeto Escola nas Férias, da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Ao longo do ano, mais 10 parques da capital vão receber a exposição promovida pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O caminhão também continuará com as viagens pelo interior do Estado.
O Ciência em Movimento foi criado em 2012 pela Funed, com o objetivo de difundir e popularizar a ciência. Só no ano passado, o caminhão do Programa visitou 12 cidades mineiras e contou com a visitação de mais de 30 mil pessoas. A exposição nos parques de Belo Horizonte é uma parceria da Funed com a Fundação de Parques Municipais da Capital.
De acordo com o presidente da Funed, Francisco Tavares, “trata-se de uma oportunidade ímpar para levar à população um maior conhecimento acerca do trabalho desenvolvido pela Fundação e a importância desta para a construção do SUS”.
Atrações
Uma exposição diferenciada foi preparada para atender a capital este ano, mas, segundo a bióloga da Funed, Flávia Cappuccio, o caráter didático do projeto será mantido. “O nosso principal objetivo é, além de divulgar a ciência e as pesquisas da área de atuação da Funed, conscientizar a comunidade local sobre cuidados e prevenções, para reduzir o número de acidentes com animais peçonhentos ou levar a população noções de controle de doenças”, disse.
Em Belo Horizonte, o foco será levar ao conhecimento da população formas de se combater os mosquitos vetores da leishmaniose e da dengue, duas doenças com alta incidência no espaço urbano. A exposição contará com amostras dos insetos em todos os estágios – ovos, larvas, pupas e mosquitos adultos – banners informativos e maquetes. Além deste material, doze funcionários preparados estarão disponíveis para guiar os visitantes e tirar dúvidas.
Animais peçonhentos
A exposição contará também com as tradicionais peças anatômicas de serpentes, réplicas de animais peçonhentos, amostras e análises de alimentos, dentre outras pesquisas que a Funed desenvolve. O caminhão que transporta o material funcionará também como mini cinema, exibindo filmes educativos, e laboratório móvel para realização de experiências no local.
Toda a exposição usa uma linguagem acessível e material interativo que proporciona aos visitantes uma experiência única de aprendizado. O presidente da Funed, Francisco Tavares, visitará a exposição às 09h.
Serviço:
Caminhão da Ciência em Movimento
Sábado, 25/01
De 9h ás 16h
Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Entrada Gratuita
Confira a agenda do Ciência em Movimento para este ano:
Programação prevista para os parques de Belo Horizonte
FEVEREIRO: Parque Ecológico Renato Azeredo – Bairro Palmares
MARÇO: Parque do Confisco – Bairro Confisco
ABRIL: Parque Jacques Cousteau – Bairro Betânia
MAIO: Parque Baleares – José Lopes dos Reis – Bairro Venda Nova
JUNHO: Parque do Conjunto Estrela Dalva
JULHO: Parque Ecológico Burle Max – Parque das Águas – Bairro Barreiro
AGOSTO: Parque Nossa Senhora da Piedade – Bairro Arão Reis
SETEMBRO: Parque Municipal Américo René Gianetti – Bairro Centro
OUTRUBRO: Parque das Mangabeiras – Bairro Mangabeiras
NOVEMBRO: Parque Cemitério do Bonfim – Bairro Bonfim
DEZEMBRO: Parque Professor Guilherme Lage – Bairro São Paulo
Programação prevista para o interior de Minas:
MARÇO: Martinho Campos e Itabirito
ABRIL: Oliveira – Distrito de Morro de Ferro
MAIO: Janaúba
JUNHO: Guaxupé
JULHO: Diamantina ou Araçuaí, ou Minas Novas.
AGOSTO: Luminárias
SETEMBRO: Rio Piracicaba
OUTUBRO: Buritizeiros
NOVEMBRO: Passa Quatro ou Manhuaçu
Autor: Agência Minas