Uma comitiva do Chile está na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para conhecer o sistema de saúde no estado. Organizada pela SES-MG, em parceria com a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), a visita tem como objetivo apresentar um panorama geral do SUS em Minas Gerais, incluindo a Gestão para Resultados na área da saúde e o funcionamento das Redes de Atenção e Atenção Primária.
Para o secretário-adjunto da SES-MG, Francisco Tavares, é uma satisfação receber a equipe chilena. “Essa visita vai propiciar o intercâmbio de conhecimentos e pode nos render boas parcerias. Vamos apresentar nossas experiências com as Redes Integradas de Serviços de Saúde e, ao mesmo tempo, conhecer as características do sistema de saúde e de experiências inovadoras do Chile”, afirma.
A equipe do Chile, composta por seis pessoas, ficará em Minas Gerais de hoje, 13/01, até sexta-feira, 17/01. Nesse período, eles terão a oportunidade de visitar uma Unidade Básica de Saúde, uma unidade da Farmácia de Minas, uma unidade de Pronto Atendimento e o Canal Minas Saúde.
De acordo com o consultor da OPAS, Fernando Leles, “a Secretaria de Saúde de Minas Gerais é muito conceituada dentre as demais secretarias pelos resultados que tem apresentado e essa visita vai trazer possibilidades de intercâmbio e parcerias para as duas partes”, assegura.
Autor: Silvâne Vieira