SES promove Oficina com foco na redução da mortalidade materna infantil em Uberaba

Imagem

Nesta última quinta-feira (12), foi realizado pelo Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional de Uberaba, uma Oficina de Alinhamento com foco na Redução da Mortalidade Materna e Infantil. O evento aconteceu no Centro de Educação Ambiental localizado na UNIVERDECIDADE – “Parque das Barrigudas”, com a presença de gestores, enfermeiros, técnicos, investigadores de óbitos, agentes comunitários de saúde e outros profissionais representando os 27 Municípios que compõem a macrorregião Triangulo do Sul.
 
Representantes dos Núcleos de Vigilância Hospitalar, além de referências técnicas da Secretaria de Estado de Saúde/MG – Salete Maria Diniz Novais, Carla Martins, e Lidiane Martins e as Professoras da UFTM Rosane Martins e Marta Farinelli, compartilharam experiências sobre seus respectivos programas, dentre eles o Processo de Investigação do Óbito, as Redes Poliárquicas de Atenção à Saúde e a nova estruturação dos Comitês de Prevenção do Óbito e o Perfil do Profissional de Saúde na Abordagem Domiciliar.
 
O encontro teve como objetivo sensibilizar a integração intersetorial (Atenção Primária, Assistência, Regulação e Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária) e promover o alinhamento do trabalho acerca dos novos procedimentos para atender os pressupostos da Resolução SES nº 3.999 de 31 de outubro de 2013).
 
De acordo com a referência técnica da SRS Uberaba, Velvete Santana,  “foi pensando em tudo isso que organizamos esse evento, convidando os profissionais de saúde, envolvidos com o Programa de Redução da Mortalidade Materna/Infantil. Foi muito gratificante ao final do evento, receber o feed-back dos participantes – reconhecendo a importância da integração desses serviços para concretização efetiva do processo de Investigação dos Óbitos. Acredito que todos entenderam sobre a parcela importante que cada um deles representa no processo de trabalho que executam e que, unidos, são como elos de uma corrente positiva baseada na coerência de suas ações, fortalecendo, defendendo e garantindo a VIDA de nossas gestantes e crianças”, disse.

Autor: SRS Uberaba

Rolar para cima