Campanha para cadastro de doação de medula óssea na Prefeitura de Betim

No mês em que se comemora o Dia do Doador de Medula Óssea, 22 de dezembro, a idealizadora da Quinta do Bem, campanha de doação de medula óssea, em parceria com a Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência Municipal de Juventude, Fundação Hemominas Betim e voluntários irão promover ação para cadastrar os interessados que desejam fazer parte do Banco Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), no hall do Centro Administrativo de Betim (Rua Pará de Minas, 640, Brasiléia). O cadastro será realizado no dia 12 de dezembro, de 8h às 12h, é importante levar a documento de identidade.   O objetivo é incentivar o cadastro para doação de medula óssea e ajudar a salvar vidas de pessoas em tratamento de leucemia, a previsão é cadastrar 150 pessoas no dia.

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 pode ser doadora de medula óssea. Os dados pessoais preenchidos no formulário, juntamente com 5ml de sangue coletado (similar a coleta de exame de sangue normal), são encaminhados para o Redome. É  importante que o maior número de pessoas se tornem doadores, pois as chances de encontrar um doador compatível fora da família é de 1 em 100 mil. Havendo a compatibilidade genética, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) – órgão responsável por manter os dados sigilosos – entra em contato com o doador para confirmar o interesse da doação. Confirmado o interesse, o doador é chamado para fazer exames complementares. Após a realização dos procedimentos, o transplante é agendado. Na doação é retirada a medula óssea na região da bacia do doador, ele sentirá um pequeno incômodo passageiro. Para o doente, o gesto de solidariedade representa a esperança de cura. O cadastro é feito pelos hemocentros de todo o país, em Minas Gerais os interessados devem procurar a Hemominas.

Mais informações no site do Inca.

Sobre a Quinta do Bem

Idealizada pela jornalista mineira, Flávia Freitas, que perdeu em 1999 o irmão por causa da leucemia, a Quinta do Bem, campanha para doação de medula óssea, foi criada em 2011, ano em que outro familiar da jornalista, a prima Ana Paula, teve o mesmo diagnóstico e precisou de um doador compatível fora da família, após os exames comprovarem que nenhum parente era compatível. Com o objetivo de ajudar não só a prima a encontrar um doador, mas também outras pessoas que necessitam do transplante, a Quinta do Bem ganhou forças para mobilizar e incentivar a doação de medula óssea. A ideia da campanha é mulheres usando lenço na cabeça, homens fita vermelha no braço nas quintas-feiras. Para divulgar a ação é solicitado que as pessoas postem nas redes sociais as fotos de apoio usando os acessórios. As fotos podem ser enviadas também para postagens na página facebook.com/comuniquebemflaviafreitas. Além da iniciativa virtual, a Quinta do Bem está engajada também nas campanhas físicas para o cadastro de doação de medula óssea.

Autor: Flávia Freitas

Rolar para cima