Dois temas permearam as discussões de hoje, 09.12, no 507 Seminário Global de Cobertura à Saude. Além dos direitos humanos relacionados ao acesso à saúde, outro tema foi o valor agregado à assistência em saúde. Delegações de vários países participam desse seminário realizado em Salzburg, na Áustria, entre eles, o Brasil, representado por uma comitiva da Secretaria de Estado de Saude de Minas Gerais.
Pela manhã predominou a discussão sobre direito individual e direito coletivo, trazendo à toma o tema da judicializacão da saúde que norteou o evento, que foi realizado no mesmo local, no ano passado. Marta de Souza Lima, chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Saude e coordenadora do projeto Mães de Minas, destacou a responsabilidade do gestor nessa escolha, chamada por ela de uma verdadeira “escolha de Sofia”, fazendo uma analogia ao livro de William Styron, publicado em 1979 que trata do dilema de “Sofia”, uma mãe polonesa, filha de pai anti-semita, presa num campo de concentração durante a Segunda Guerra e que é forçada por um soldado nazista a escolher um de seus dois filhos para ser morto. Se ela se recusasse a escolher um, ambos seriam mortos.
À tarde, foi realizada uma dinâmica de grupo que conduziu os participantes a refletirem sobre o papel do paciente na definição do seu tratamento. Na dinâmica, os participantes alteraram papéis de médico e paciente. Ao final, concluiu-se que ao médico cabe dar o diagnóstico e apresentar ao paciente opcões e informacões sobre o tratamento (riscos, sequelas, efeitos colaterais, tempo de tratamento e possibilidades de cura). “Para nós, participantes, ficou claro que o médico não deve ser manter em um pedestal, nem o paciente na posicão passiva, sem questionamentos”, afirmou Glyn Elwyn, professor e cientista do Centro de Cuidados da Saúde de Dartmouth, Estados Unidos.
Participam da delegação mineira, além de Marta Sousa Lima, tambem o subsecretário de Inovação e Logística, João Luiz Soares, a coordenadora do programa Viva Vida, Mônica Vallone, Gisele Bicalho, assessora de Comunicaçao Social e Joney Fonseca, coordenador de Mobilizacao Social da SES-MG.
Além do Brasil, participam do seminário delegações do Canadá, China, Colômbia, Costa Rica, Egito, Gana, Índia, Kosovo, México, Marrocos, Peru, Filipinas, Coreia, Ruanda, Swaziland, Uganda, Reino Unido e Estados Unidos.
Autor: Gisele Bicalho e Joney Fonseca