Com pouco mais de 4.500 habitantes, o município de Francisco Dumont recebeu a Força Tarefa de Combate à Dengue (FT) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que, do dia 18 a 29 de novembro, com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou várias ações com o intuito de evitar que a localidade seja acometida pelo avanço da doença.
De acordo com Adilson Pereira, secretário Municipal de Saúde, a atual administração encontrou, em janeiro deste ano, inúmeras dificuldades com a maioria dos serviços básicos de Saúde. Para evitar que o município tivesse um quadro de dengue semelhante aos demais no seu entorno, os gestores passaram a trabalhar intensamente, de forma intersetorial, inserindo o tema em todos os eventos de Francisco Dumont. “Neste sentido, seguimos as orientações do secretário Antônio Jorge e do governador Anastasia”.
O secretário explica que, apesar de tantos esforços, a população ainda banaliza a doença e tem dificuldade de aderir às ações e participar com efetividade. Diante disso, ele aguardava ansioso pela chegada da FT no município, objetivando demonstrar ao cidadão franco-dumontense que o cerco à dengue não é excessiva. “Ao contrário, o exemplo está vindo de cima. Quando a SES se faz presente, a população presta maior atenção aos trabalhos e orientações das equipes municipais de saúde”.
Segundo o prefeito, Carlos Mário Pereira, tanto as atividades dos agentes de endemias da FT como as ações de mobilização social que a SES desenvolveu no município serviram para fortalecer os trabalhos que o município já realiza. “Aqui em Francisco Dumont, a dengue é tratada com prioridade. Por isso, nos sentimos valorizados e privilegiados nessa união de forças com o Estado”.
A diretora da Escola Municipal Henriqueta Medeiros Pimentel, Zilanda de Almeida, relata que o tema é inserido em todas as atividades da escola e que a questão da prevenção já está implantada na cidade; o que falta é ação da população. “Se cada família fizer a sua parte, teremos um maior controle para evitar que o mosquito nasça”, disse.
O aluno do quarto ano do Ensino Fundamental, Júnior Dias Soares, nove anos, participou das ações de troca realizadas pelo Dengue Móvel e Dengômetro, que ocorreram nos dias 29 e 30 de novembro, na Praça da Igreja Matriz de São João. Júnior soube, por meio do carro de som que circulou na cidade, que o Dengue Móvel recolheria lixo reciclável em troca de material escolar e recebeu 12 cadernos pela entrega do mesmo número de pneus. “Achei muito bom porque no ano que vem não vou precisar comprar cadernos e ele é bonito”.
Balanço de troca – Dengue Móvel
Latinhas: 6.220
Pets: 5.580
Pneus: 299
Autor: Ana Rita Fernandes