A Força Tarefa de Combate à Dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), já está no município de Simonésia, que pertence a Gerência Regional de Saúde de Manhumirim. Uma equipe formada por agentes de endemias e mobilizadoras sociais da SES ficam na cidade até dia 30/11 para, em parceria com a Prefeitura, atuar em áreas críticas do município. A estratégia faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas. O objetivo é a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.
Para a Gerente Regional de Saúde de Manhumirim, Soraia Carvalho, esta ação “demonstra a preocupação do governador Antônio Anastasia e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais em dividir as responsabilidades com os municípios mineiros, buscando resolver os problemas da saúde, principalmente a Dengue”.
A Força Tarefa está capacitada para executar atividades de controle vetorial através de eliminação de criadouros do vetor, tratamento focal e bloqueio de transmissão.
Mobilização Social
Uma das estratégias a serem utilizadas pelo Estado é a mobilização social. As articuladoras sociais da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais promoveram na manhã do dia de hoje (26/11) uma reunião com representantes da GRS Manhumirim, Prefeitura e Secretaria de Saúde de Simonésia para estabelecimento das estratégias de trabalho.
As atividades de mobilização seguem até sexta-feira, obedecendo ao seguinte cronograma:
• Dia 27/11 (quarta-feira) – a partir de 08h30min – visitas as Escolas Estadual Padre Miguel e Escola Municipal Monteiro Lobato e reunião de articulação com Assistencial Em Vida.
• Dia 28/11 (quinta-feira) – a partir de 8 horas – Mobilização Institucional na APAE, Paróquia São Simão, Creches e reunião para a formação do Núcleo de Mobilização Social Municipal.
• Dia 29/11 (sexta-feira) – a partir de 8 horas – Reunião com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais, Atividade paralela:Dengue Móvel e Oficina de Mobilização para Multiplicadores Sociais.
• Dia 30/11 (sábado) – a partir de 9 horas – Evento “Minha Cidade sem Dengue”, na Praça Getúlio Vargas.
Autor: Andressa Aguiar