O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques e o diretor da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais ( ESP-MG), Damião Mendonça lançaram nesta quinta-feira,07/11, o edital do curso de pós- graduação, em nível de especialização, voltado para a área de “Comunicação e Saúde”. O curso é gratuito e será ministrado pela ESP.
A pós tem como objetivo especializar profissionais que atuam ou desejam atuar em áreas de interface da Comunicação e Saúde, é voltada para Profissionais de comunicação de mídias impressas, rádio, televisão ou internet; em assessorias de comunicação e/ou imprensa; conselhos profissionais de classe da área de saúde ou recém-graduados. São 35 vagas distribuídas por áreas de atuação do profissional. A carga horária é de 360 horas. As aulas acontecerão de 2ª a 6ª feira, entre 8h e 12h, com periodicidade quinzenal, na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais.
De acordo com o Secretário Antônio Jorge, o curso vai se somar a todos os esforços já empreendidos até agora e atrairá para dentro do sistema os profissionais de comunicação que têm interesse em uma discussão do contexto histórico e dos princípios que regem a organização, sobre o financiamento, sobre a regulação e a gestão do SUS. “Precisamos formar uma massa crítica militante do SUS dentro da imprensa. Essa pós também abrirá espaço para o desenvolvimento da capacidade de análise crítica em relação às políticas, métodos, técnicas e tecnologias de comunicação relacionados à saúde. Tudo isso, virá contribuir, certamente, para que, por meio das ações no campo da Comunicação e Saúde, seja possível fomentar as políticas do SUS, contribuindo de fato para a evolução do sistema, com maior entendimento, tanto pelos usuários, quanto pela sociedade. Hoje, temos jornalistas especialistas em economia, moda e por que não temos especialistas em saúde pública? O SUS é da nação brasileira”, completou.

O diretor da ESP-MG, Damião Mendonça, ressaltou que a comunicação é percebida como componente importante dessa interface na consolidação da política de saúde. “Vamos abranger duas áreas importantes para a população, buscando assim construir oportunidade para aproximação da imprensa com o SUS.”
25 anos do SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 25 anos de existência em 2013 e está presente nas pautas da maioria dos profissionais de jornalismo. Conhecer como funciona, quais são as principais dificuldades deste sistema é um dos grandes desafios destes profissionais.
Para o Secretário de Saúde, o SUS tem se notabilizado, nos últimos anos, por importantes avanços. “As estratégias desenvolvidas por Minas Gerais se situam na linha do “Estado aberto e em rede”, que busca uma gestão voltada para o fortalecimento da cidadania, com vistas à participação e à inclusão social,” concluiu.
Conheça o edital do Curso de Especialização em Comunicação e Saúde