Socorristas do Samu participam de oficinas de atualização no Norte de Minas

Imagem

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) mantido pelo Governo de Minas por meio de repasse de recursos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou nesta semana uma série de oficinas com objetivo de capacitar e atualizar o conhecimento técnico dos profissionais que atuam na instituição. A primeira etapa das oficinas será realizada até 27 de novembro, na base operacional do Samu, em Montes Claros.

De acordo com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Ricardo Veloso, a integração e o trabalho em equipe é o ponto chave das oficinas. “A educação continuada é uma meta do SAMU, que mantém um núcleo de educação permanente (NEP), cujos instrutores realizam trabalho constante de aperfeiçoamento das técnicas empregadas nas atividades diárias, envolvendo todos os profissionais da instituição. Além da qualificação e atualização, esses treinamentos são importantes para a troca de experiências e fortalecimento da sinergia entre os profissionais”, avalia Veloso.

Créditos: Jerúsia ArrudaDurante as aulas, os participantes terão aulas práticas de retirada de capacete, colar cervical, rolamento 90 e 180º, pranchamento em pé, suporte avançado de vida, suporte básico de vida (adulto e pediátrico), OVACE (adulto e pediátrico), queimaduras (classificação, determinação de área queimada e reposição volêmica), via aérea avançada, transporte do paciente grave, e palestras sobre AVC, cefaleia e Crise Convulsiva.

Após a realização das oficinas em Montes Claros, o treinamento será estendido às 36 bases descentralizadas do Samu Macro Norte.

Rolar para cima