A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SESMG) iniciou nesta terça-feira (05/11) e vai até quinta-feira (14/11), os trabalhos da Força Tarefa de combate à Dengue em Nanuque. A equipe é formada por 28 agentes de endemias e conta com o apoio de 06 agentes da prefeitura e 02 técnicos da Regional de Teófilo Otoni, que estão atuando em todas as áreas críticas dos 25 bairros do município.
Os agentes de endemias estão realizando o tratamento focal com a remoção de inservíveis. As atividades de Mobilização Social serão realizadas a partir de terça-feira (12/11) por meio de panfletagem com informações sobre a Dengue, atividades nas escolas estaduais e municipais e encerrarão com a participação do Dengue Móvel e o Dengômetro na quarta-feira (13/11) e quinta feira (14/11).
O município está localizado no Vale do Mucuri e faz divisa entre os Estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, cortado pelo Rio Mucuri, com ilhas e tanques naturais tendo um fluxo constante de turistas ao litoral do Espírito Santo e Bahia, apesar dessas adversidades, que não é favorável ao controle da dengue, ainda possui o índice de infestação baixo, graças ao apoio do município mantendo os agentes de endemias de forma constante atuando no combate aos focos da Dengue.
Segundo a Referência Técnica de Endemias da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Darly Rodrigues Pacheco, “os índices de infestação obtidos no 5º levantamento de índices (LI) encontra-se com 1,11%, considerado pelo Ministério da Saúde como alerta para a dengue. Dos 25 bairros existentes, foi encontrada a larva do AEDES AEGYTPI em 18 bairros, tendo uma dispersão do vetor de 72 % dos bairros”.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
No período de janeiro a julho de 2013 até a 31ª semana epidemiológica, foram notificados 435 casos de dengue em Nanuque com incidência de 1065.2 casos /100.000hab, considerada em alta.
Em 2012 em todo o ano foram notificados 44 casos com incidência de 107.75 casos /100.00 comparando os dois anos, observa que houve um aumento significativo no numero de casos notificados.
Segundo o laboratório da macrorregional de Teófilo Otoni dos 435 casos notificados somente 26 foram confirmados laboratorialmente, correspondendo a 5.97%%, em relação aos notificados.
Autor: Lineu Cardoso – ACS-SRS/TO