Novos encontros de Humanização acontecem em Uberaba e Pirajuba

Nessa última terça-feira, 29 de outubro, aconteceu na Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, mais um encontro de humanização para discussão sobre a política nacional de humanização, com dinâmicas ativas entre os servidores e referências municipais da região.

Foram discutidos, o dia a dia de trabalho nas unidades de saúde, as relações entre trabalhadores, usuários e gestores, o acolhimento qualificado ao usuário e as primeiras experiências com a Política Nacional de Humanização vivenciadas por profissionais que fizeram o Curso de Humanização para Atenção Primária.

Ainda, foi abordado a dinâmica da rede de serviços e pessoas que compõe a Macrorregião Triângulo do Sul, seus fluxos de atendimento e encaminhamento de usuários. Sara Braga, referência técnica em Humanização da SRS Uberaba, afirma que “alguns municípios já estão experimentando uma nova forma de fazer saúde, sustentada pela Política Nacional de Humanização. Essas experiências são muito importantes para a construção do SUS a partir de suas diretrizes, que garantem valores humanos e a garantia dos direitos dos usuários”.

Em Pirajuba, município localizado a 100km de Uberaba, a partir do pedido da gestora de saúde do município, Danielle Ribeiro, iniciou-se também uma experiência de acompanhamento dos serviços da unidade de saúde local, através de encontros mensais com toda a equipe de profissionais, coordenados pela referência técnica estadual de Humanização, Dehonara de Oliveira Silveira.

Nos encontros, debateu-se o dia a dia de trabalho e de que forma melhorá-lo, através de mudanças nas formas de fazer e produzir saúde dos profissionais e usuários. Rodas de conversa e atividades em forma de dinâmicas são técnicas usadas para trabalhar as questões, por meio da circulação da palavra e do espaço para a discussão dos conflitos. No último encontro ocorrido no dia 30 em Pirajuba, foi feita uma dramatização de cenas cotidianas na unidade de saúde, a fim de discutir o atendimento ao usuário, as relações e as funções de cada profissional da equipe. O objetivo da Secretaria Estadual é continuar acompanhando o grupo, dando suporte até que ele possa se gerir sozinho.

Autor: Aline Assis

Rolar para cima