Força Tarefa contra a Dengue mobiliza Bocaiúva

Imagem

O município norte-mineiro de Bocaiúva, localizado a 369 quilômetros de Belo Horizonte, recebe nesta semana a Força Tarefa de Combate à Dengue. As ações implementadas pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) conta com o apoio da Prefeitura e diversas instituições públicas e privadas com o objetivo de mobilizar a sociedade para o combate à proliferação do mosquito, Aedes aegypti, transmissor da dengue.

As ações de mobilização da Força Tarefa vem sendo intensificadas desde a semana passada, quando agentes de controle de endemias da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros iniciaram a realização de visitas em todas as residências e estabelecimentos comerciais do município, que possui cerca de 46 mil habitantes. Os agentes estão eliminando focos de proliferação do Aedes aegypti e estão orientando a população sobre adoção de medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito, sobretudo nesta época do ano quando as chuvas caem com maior intensidade no Norte de Minas.

Nesta terça-feira, durante encontro no Centro Administrativo da Prefeitura de Bocaiúva, representantes da Secretaria de Estado de Saúde participaram de reunião com dirigentes de várias entidades de classe e de instituições ligadas à iniciativa privada, visando mobilizar os diversos segmentos da população para o combate à dengue. Nesta quinta e sexta-feira, 31 de outubro e 1º de novembro, Bocaiúva sediará a realização do Dengue Móvel e do evento, “Minha Cidade sem Dengue”, oportunidade que a população terá a oportunidade de trocar materiais inservíveis (latas, garrafas e pneus) por óleo de soja ou material escolar.

A troca de materiais inservíveis por óleo de soja e material escolar acontecerá na Praça Wandick Dumont, no centro da cidade. As atividades serão realizadas entre 9 e 14 horas, envolvendo estudantes, professores, instituições públicas e privadas, bem como a comunidade em geral. O evento “Minha Cidade Sem Dengue”, a ser realizado sexta-feira, terá como objetivo intensificar as ações de combate à dengue, além de valorizar a riqueza cultural e social da cidade, por meio de apresentações artísticas.

“Este é o segundo ano que Bocaiúva recebe a Força Tarefa organizada pela Secretaria de Estado de Saúde. Trata-se de uma iniciativa muito importante, pois reforça as ações que a Prefeitura já vem realizando de mobilização dos estudantes e da população em geral, frisa o presidente do Conselho Municipal de Combate à Dengue, Antônio Gilberto Soares Santos.

Como educador na área de saúde, Gilberto Santos salienta que o investimento na conscientização e mobilização da sociedade contra a dengue “precisa ser permanente, levando-se em conta se tratar de uma ação não específica apenas do Governo do Estado e das prefeituras, mas principalmente da população”, observa.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Olívia Pereira Loiola ressalta que no Norte de Minas a Vigilância Epidemiológica vem intensificando as ações de combate à dengue e, nesse contexto, “a Força Tarefa mantida pela Secretaria de Estado de Saúde reforça as ações e mobiliza os diversos segmentos da sociedade, por meio de parcerias, no sentido de combater um problema que diz respeito tanto ao poder público como diretamente à população”.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima