Em parceria com o CineMaterna, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) aproveitou mais uma sessão de cinema voltada para mamães e bebês para divulgar o Projeto Mães de Minas. Em carrinhos ou no colo, os bebês, ao entrarem na sala de cinema, encontraram um ambiente especial dedicado a eles e às mamães com muitas informações sobre saúde.
O CineMaterna organiza sessões especiais de cinema para mamães com bebês de até 18 meses. Os filmes exibidos em geral são de temática adulta com entretenimento para mamães e papais, mas em um ambiente confortável para os bebês. A coordenadora do CineMaterna, Ioná Nogueira de Oliveira, afirmou que a proposta surgiu há cinco anos em São Paulo e há quatro anos está presente em Minas Gerais. “A proposta surgiu a partir de um grupo de amigas e mães que perceberam a dificuldade de voltar aos meios sociais após ter um filho. Procuramos proporcionar um ambiente confortável para mamãe e bebê como um ar condicionado e som adequados e agora contamos com a divulgação de ações de saúde”, afirmou.
Nesta quinta-feira, 10/10, no shopping Boulevard, antes de se acomodarem em suas cadeiras para assistir ao filme “Família do Bagulho”, cerca de 30 mamães receberam o material informativo do Projeto Mães de Minas. Muitas, acompanhadas pelo marido, já conheciam o projeto e já estavam cadastradas no 155. Camila Calixto dos Santos, mãe do menino Isac, de dois meses, era uma das que já conhecia o projeto. “Assim que fiquei grávida tive conhecimento do Mães de Minas, achei a proposta bacana, me cadastrei e estou muito satisfeita com as informações que tenho recebido”, afirmou.
Também fazendo parte das mamães que esperavam o início da sessão de cinema, Patrícia Medeiros Coelho Reis, mãe da menina Maria Clara, de cinco meses, conhecia o projeto apenas pelas propagandas na televisão. “Quando descobri que estava grávida fiquei sabendo do Mães de Minas pelas propagandas e agora vou me cadastrar”, disse.
Projeto Mães de Minas
O Projeto Mães de Minas tem o objetivo de promover ações de educação em saúde para gestantes e bebês que tenahm até um ano de idade. Através do Call Center Gratuito (155), a gestante tem um monitoramento da gravidez, esclarecimento de dúvidas quanto aos direitos e benefícios relativos à assistência social e à saúde, além de informações sobre vacinas, exames e consultas.
Autor: Alessandra Maximiano