O Grupo Escoteiro Do Ar Padre Eustáquio (GEARPE) promoveu no último sábado, 28/09, uma grande mobilização para combater a dengue na região do bairro Padre Eustáquio, na região noroeste de Belo Horizonte. Sustentando o mote “Xô dengue”, participaram da ação um total de 92 escoteiros, que saíram às ruas para conscientizar a população dos perigos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e suas formas de prevenção. Dois dos chefes escoteiros chamaram a atenção dos pedestres ao se fantasiarem como mosquitos da dengue. A encenação foi potencializada com a abordagem de jovens escoteiros, que munidos de faixas e materiais de divulgação da campanha “Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir”, recomendaram aos transeuntes manter suas residências e dependências sempre livres de potenciais focos do mosquito.
Além disso, o Grupo realizou na Feira Coberta do Padre Eustáquio três oficinas de reciclagem para reaproveitamento consciente das garrafas pets, para confecção de vassouras, pufs e aquecedor solar. A relação estreita dos escoteiros com sua comunidade contribui significativamente para o alcance dos resultados, conforme avalia o diretor vice-presidente do GEARPE, Sérgio Luiz de Carvalho. “Essa aproximação com a comunidade de nosso entorno só vem a trazer benefícios a todos e ações como essa demonstram a importância da sociedade também se envolver e fazer a sua parte, não deixando a responsabilidade apenas para o poder público”, disse.
As ações fazem parte da proposta do 15º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom), evento anualmente promovido pela União dos Escoteiros do Brasil voltado à integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade.
Autor: Alexandre Ribeiro