O secretário de Estado de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques participou na tarde dessa terça-feira,01/10, em Pirapora, no Norte de Minas, da Semana do Agente Comunitário de Saúde, evento promovido pela Prefeitura, em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde, comemorado em 04 de outubro.
” Agentes comunitários fortes significam saúde mais forte”, afirmou o secretário. ” É preciso que o discurso de “privilegiar a saúde ” deixe de ser retórico e se torne prática comum a todos.”, disse o secretário, ao anunciar que Pirapora será o primeiro município a pagar incentivo financeiro por cada mãe que se cadastrar no programa Mães de Minas. Esse programa foi criado pelo Governo estadual para fazer vigilância da saúde da gestante e das crianças até que completem um ano de idade. O projeto de lei do Executivo municipal, que propõe o pagamento do incentivo, será encaminhado à Câmara de Vereadores nos próxims dias.
O Prefeito de Pirapora, Leo Silveira, destacou os avanços na saúde do município, mas admitiu que ainda é preciso enfrentar desafios, como a diminuição dos índices de mortalidade infantil. “Queremos uma sociedade transparente que enfrente conflitos, com autoridades que nåo varrem os problemas para debaixo do tapete”, disse o prefeito, ao destacar o desepenho da gestão estadual de Saúde e completou: ” não há como pensar a saúde sem a valorização dos agentes”.
Juvenal Araújo, diretor da Federação ds Trabalhadores da Saúde, afirmou que há pouco a ser comemorado. ” Mas, em Minas avançamos. Aqui, podemos comemorar o comprometimento do Governo de Minas e da Prefeitura de Pirapora com os profissionais de saúde”. O líder sindical anunciou que Pirapora será pólo dos sindicatos dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias.” O apoio do Governo de Minas não é um favor. Trata-se de reconhecimento ao trabalho feito por esses profissionais”.
Autor: Gisele Bicalho