SES se reúne com prestadores e gestores do Centro-Oeste

Foi realizado na última sexta-feira, 27 de setembro, no auditório da Superintendência Regional de saúde de Divinópolis, uma reunião com Secretários Municipais de Saúde e prestadores de serviços em saúde do Centro-Oeste para discutir a assistência hospitalar da Região. Em pauta estava a resolutividade dos hospitais que prestam serviço ao Sistema Único de Saúde e também as perspectivas para solucionar a crise no Hospital São João de Deus. Na ocasião foi apresentado aos presentes a avaliação da Assistência Hospitalar da Região Ampliada, a resolutividade dos hospitais, os investimentos estaduais de cada um dos oito hospitais que recebem recursos do Pro-Hosp, a taxa de ocupação e demanda de pessoas a espera de uma vaga cadastrada na Central de Regulação.

“Estas instituições recebem isenções fiscais e investimentos do Governo do Estado. No entanto, não há assistência. Temos que começar a cobrar dos próprios prestadores para que atendam”, destacou o Diretor de Políticas e Gestão Hospitalar da SES-MG, Tiago Lucas da Cunha Silva.

O Secretário Municipal de Luz e presidente do Cosems Regional,José Márcio Zanardi, reforçou que é necessário buscar alternativas reais para o atendimento ao usuário. “Existe uma tentativa de solucionar os problemas e fazer a assistência funcionar. Não podemos ficar reféns de um único prestador e precisamos definir as responsabilidades de cada um dos hospitais”, disse o Secretário.

A Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Carvalho, finalizou cobrando maior mobilização resolver a assistência na região. “ É necessário conhecer a demanda real, ou seja, o que realmente deve ser encaminhado para os hospitais e o que pode ser resolvido na Atenção Primária, no NASF ou CAPS. Temos realizado várias reuniões com prestadores e gestores para alinhar a rede”, disse a Superintende.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima