Trinta e seis trabalhadores da saúde participaram, entre os dias 24 e 26 de setembro, de ações de combate a dengue no município de Novo Oriente de Minas. Dentre as ações realizadas podemos citar o mutirão de limpeza abrangendo os bairros Posto, Matriz, Corredor, Gameleira, Novo Horizonte, parte central da cidade e todo o povoado de Frei Gonzaga e palestras na Escola Estadual Paulo Chagas, no povoado de Frei Gonzaga e na Escola Municipal Professor Osmar Gomes dos Santos, com a participação da referência de Mobilização Social da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Augusto Bernardo do Monte.

“Para que possamos manter o índice de infestação da dengue favorável, contamos com a compreensão e empenho do poder público, escolas, da sociedade e de todos os trabalhadores da saúde”, enfatizou a referência em endemias do município, Ludgério Rodrigues.
“Acredito que todos os moradores de Novo Oriente de Minas tem acesso às informações. O que deve ser feito pela população é colocar o conhecimento em prática. Com a Dengue não é diferente! Temos o conhecimento, mas não colocamos em prática.
Precisamos cuidar das nossas casas e eliminar os possíveis criadouros do mosquito. A Dengue mata! Não podemos permitir que um mosquito acabe com nossos sonhos! Faça a sua parte! Cuide com mais atenção do seu espaço”, ressaltou o coordenador de Atenção Primária à Saúde de Novo Oriente de Minas, Frederico Fonseca.
Segundo a Diretora da Escola Estadual Paulo Chagas, Ione Moreira Costa de Paula, “a iniciativa é importante porque o aluno é o mediador, ele é a ponte que se faz para semear o que ele recebeu de informações. Todo o conhecimento recebido é transformado em ação a fim de cuidar da saúde e prevenir a ação do mosquito Aedes aegypti”, afirma.
Autor: Lineu Cardoso