Doadores de órgãos recebem homenagem na ALMG

Amanhã, terça-feira (24), o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, participa às 10 horas, no Salão Nobre, de solenidade de assinatura de convênio para criação de um monumento em homenagem aos doadores de órgãos em Minas Gerais.

A parceria envolve a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Complexo MG Transplantes, a Secretaria de Estado de Saúde e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Durante a solenidade, o escultor Léo Santana fará a apresentação da maquete do monumento e serão colhidas assinaturas de familiares de doadores para a inscrição de seus nomes na escultura. A intenção é que, no monumento, sejam inscritos os nomes de todas as pessoas que doaram ou que venham a doar órgãos em Minas Gerais, após autorização da família. Isso será feito em periodicidade a ser definida. Participam do evento, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB); o presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins; e o diretor do Complexo MG Transplantes, Charles Simão Filho.

MG Transplantes

O MG Transplantes é um dos serviços mais organizados e ativos do Brasil. Possui seis Centrais de Notificação, Captação e Doação de Órgãos em Belo Horizonte, Pouso Alegre (Sul de Minas), Governador Valadares (Rio Doce), Montes Claros (Norte), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Uberlândia (Triângulo Mineiro). O órgão é responsável, por meio do Serviço Nacional de Transplantes (SNT), por monitorar a lista única de transplantes de órgãos e tecidos, receber fichas de inscrição dos profissionais autorizados a transplantar e manter busca ativa constante nos hospitais de cada das seis regionais.

A estrutura conta, ainda, com nove Organizações de Procura de Órgãos, que mantêm plantão médico 24 horas, enfermeiro, psicólogo, apoio administrativo e carro com motorista para captação e busca de órgãos e tecidos em todo o Estado. Possui um serviço de transporte aéreo 24 horas para realizar os encaminhamentos de órgãos em todo o País. Atualmente, o MG Transplantes registra um número de doações de múltiplos órgãos da ordem de 12,7 doadores por um milhão de pessoas. Em 2006, esse índice era de 3,6.

Autor: Jornalismo SES

Rolar para cima