SES promove ações de combate à dengue em Sarzedo

Imagem

Créditos: Flávia Freitas
Na praça da estação de trem de Sarzedo, além de conhecer o museu que resgata a história da ferrovia do município, os moradores e visitantes receberam no local, nos dias 20/09 e 21/09 informações de prevenção contra a dengue. A Força Tarefa, ação realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e município, desenvolveu atividades de conscientização com entrega de materiais educativos. No Dengômetro, tenda instalada no espaço, a população fez a troca de recicláveis que acumulam água, como latas, pneus, garrafas pets, por materiais escolares.

Sabendo que a Força Tarefa acontecia na cidade dele, o jovem Gabriel Melo, 12 anos, mais que ligeiro pegou a bicicleta para fazer a troca de recicláveis que tinha em casa. Trocou 52 latinhas e 10 garrafas pets por materiais escolares. E a conscientização de Gabriel pedalou ainda mais longe, o garoto passou a recolher os recicláveis jogados nas ruas e lotes vagos no bairro onde mora. As viagens se repetiram algumas vezes, em cada coleta, Gabriel retornava ao local de concentração da Força Tarefa para fazer mais trocas. “É importante descartar corretamente o lixo, principalmente o plástico e o metal que demoram a decompor na natureza. E trocar os recicláveis por material escolar é muito útil para nós estudantes”, destacou Gabriel sobre o aprendizado.

A pequena Thauany Ferreira, 6 anos, acompanhada da cuidadora e do irmão Iuri, 4 anos, caminharam até a tenda da Força Tarefa com 15 garrafas pets. Desde pequenos, os irmãos aprendem sobre a importância de eliminar os focos da Dengue. “Não podemos deixar água parada por causa do mosquitinho da Dengue”, explicou na ponta da língua.
De acordo com o agente de endemias de Sarzedo, Ronei de Faria, a ação entre Governo de Minas e município vem fortalecer o combate à Dengue e reforçar a importância da população contribuir deixando as casas, quintais, ruas e lotes limpos. Agentes comunitários de saúde de Sarzedo também participaram da Força Tarefa e destacaram que durante as visitas domiciliares na cidade encontram focos da dengue principalmente em caixas d’águas destampadas, cascas de ovos, pneus em lotes vagos e sacolas plásticas. Para os profissionais da saúde, a iniciativa da troca dos recicláveis por materiais escolares ajuda a conscientizar os moradores.

O Dengômetro e Dengue Móvel fazem parte da Força-Tarefa, cujo objetivo é intensificar o combate ao mosquito por meio de atividades e ações educativas. O Dengômetro é uma tenda instalada para tirar dúvidas da população. No espaço, os profissionais de saúde do Governo de Minas e do município orientam os cidadãos, repassando informações preventivas com entrega de materiais educativos, como folders, adesivos, cartilhas e histórias em quadrinhos. O Dengue Móvel realiza a troca de recicláveis por material escolar.

Autor: Flávia Freitas

Rolar para cima