Com uma proposta de promover e prevenir à saúde, além de ampliar a resolutividade na Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS-TO), através do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, realizou nos dias 10 e 11/09 um encontro onde estiveram presentes os 32 municípios pertencentes à SRS-TO, além dos coordenadores de Atenção Primária à Saúde (APS) daqueles municípios que ainda não tem Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) implantado.
O objetivo do encontro foi propiciar um espaço de discussão para o alinhamento de conceitos e condutas dos NASF já implantados nos 13 municípios da Regional de Teófilo Otoni, a troca de experiências entre coordenadores de APS e as diversas categorias profissionais que compõem o NASF.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), Helen Rodrigues, o momento foi oportuno. “Discutimos as ferramentas que viabilizam uma linha de cuidado mais focada no território das Equipes de Saúde da Família e para as Famílias, enfatizando o suporte técnico assistencial, voltados para indivíduo e família, e técnico pedagógico, focados na equipe e no coletivo, clínica ampliada e projeto terapêutico singular, essenciais para o fortalecimento da Atenção Primária do Estado de Minas Gerais”, afirma.
Autor: Lineu Cardoso / SRS-TO