Cerca de 600 candidatos aprovados no concurso para provimento de cargos efetivos no Serviço Móvel de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Samu Macro Norte), mantido com recursos repassados pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estão participando da segunda etapa do curso de formação.
Créditos: Jerúsia ArrudaA primeira turma participou do treinamento no período de 8 a 16 de julho. Este segundo grupo está iniciando as aulas nesta segunda-feira, 26, com término previsto para 3 de setembro. A terceira turma fará treinamento em outubro.
O objetivo do curso é preparar os concursados para assumir os respectivos cargos para os quais foram aprovados. Além de aulas práticas os alunos acompanharão um plantão na sede do Samu, em Montes Claros, para melhor assimilação e avaliação do curso.
O curso está sendo ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu nas Faculdades de Saúde Ibituruna, em Montes Claros.
O diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun), Edinardo Rodrigues Lopes explica que o curso está sendo realizado em etapas. “Devido à natureza peculiar da prática de urgência e emergência a ser desempenhada, todos os aprovados que atuarão na assistência passarão pelo treinamento”.
Após a conclusão do curso de formação, o concurso será homologado o que viabilizará a nomeação, realização de exames e posse dos aprovados.
O concurso ofereceu 570 vagas para as funções de médico, enfermeiro, técnico emenfermagem, condutor-socorrista e técnico-administrativo. Eles atuarão nas 37 bases do Samu Macro Norte instaladas nos municípios integrados ao Cisrun.
Autor: Jerúsia Arruda