Com o objetivo de sensibilizar os motoristas e demais pessoas que passam pela BR 116 – a mais movimentada da região do Vale do Jequitinhonha, com relação a assuntos relacionados à saúde, como a prevenção de doenças como dengue, hipertensão arterial, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis (DST), doenças periondontais, dentre outras, a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira de Pajeú, em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto Técnico Educacional Polivalente (ITEP), realizou no dia 20 de agosto, o Saúde na Estrada.
Segundo o coordenador da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira de Pajeú, Glaubert Gomes de Souza, foram realizadas aferição de pressão arterial, teste de glicemia, palestras acerca de temáticas como DST/AIDS, hipertensão, diabetes, hábitos de higienização saudável, dengue, aplicação de flúor, vacinação contra tétano, febre amarela, hepatite e triviral e avaliação do índice de massa corporal (IMC). “As atividades foram executadas nos stands montados dentro da área física do Posto de Gasolina Novo México, na BR 116, com o auxílio de profissionais da área de odontologia, enfermeiras, técnicas em enfermagem e estudantes do curso técnico de enfermagem do ITEP, além de agentes comunitárias de saúde, totalizando cerca de 40 Profissionais”, disse.
A Polícia Rodoviária Federal ainda proferiu palestra sobre a relação do álcool e estrada. Cada stand contou com procedimentos e orientações aos participantes que percorria os espaços no período médio de 30 minutos. Para chamar a atenção dos participantes, a Referência Técnica da Vigilância Sanitária do Município de Cachoeira de Pajeú, Christina do Nascimento Pereir, vestiu-se de Mosquito da Dengue e ressaltou a importância da prevenção no combate à dengue. “A imagem do mosquito tem que ficar viva na cabeça das pessoas para que elas possam sempre estar recorrendo a prevenção”, disse.
A Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família Dona Lola, Marcela Santos Damascena, defendeu que é importante levar esse tipo de serviço para a população que passa pela BR. “Eventos como esse são muito importantes para mobilizarmos a comunidade que mora nos arredores da BR 116, bem como identificar situações de doença silenciosas entre os condutores que dificilmente tem outras oportunidades de acessar o serviço de saúde devido à rotina nas estradas”.
Autor: Allan Campos / GRS – Pedra Azul