SES promove II Encontro de áreas temáticas de Vigilância em Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) realiza nos dias 13/08 e 14/08 o II Encontro de áreas temáticas de Vigilância em Saúde, em Belo Horizonte. O objetivo é discutir os desafios e estratégias da Vigilância em Saúde no estado e alinhar as normas de vigilância para garantir coerência na atuação.

Segundo o Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES, Carlos Alberto Gomes, a vigilância em saúde permite realizar estudos, conhecer o perfil epidemiológico e, a partir dessas informações, planejar as políticas públicas mais adequadas.  “Por isso, é importante reuniões para discutirmos e aprimorarmos o nosso planejamento. Pois é a vigilância que permite conhecer melhor as necessidades da população a partir de coleta de dados epidemiológicos que esclarecem os pontos da atenção à saúde. Com os estudos realizados é possível melhorar o modo como ocorre o manejo clínico nas diversas doenças e salvar vidas”, disse.

Para a Chefe de Gabinete da SES, Marta de Sousa Lima, o encontro, além de fortalecer a Vigilância em Saúde, permite que o estado “pense políticas públicas de forma ampla. Focando na prevenção e no desenvolvimento de medidas que colaboram para evitar o adoecimento da população”. 

Portal de Interação

Durante o evento será lançado o Portal de Interação – Fórum Virtual de Vigilância em Saúde. Segundo Carlos Alberto, o portal será uma ferramenta de troca “um espaço de comunicação e partilha de experiências e informações onde será possível ter acesso a manuais e orientações”.

Além disso, dando continuidade ao trabalho anterior, serão lançados a 2ª edição do Instrutivo Para Execução e Avaliação das Ações de Vigilância em Saúde que norteia as ações nos municípios. E o Manual de Monitoramento e Avaliação dos Municípios com orientações sobre os Núcleos Microrregionais, padronizando critérios e condutas de abordagem. 

Autor: Juliana Gutierrez

Rolar para cima