Ações de mobilização ajudam municípios do Interior e capital combaterem à Gripe

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) está promovendo, em cinco importantes cidades do interior do Estado, uma intensa campanha de alerta contra a gripe. Campo Belo, Ouro Preto, Patos de Minas, São João Del Rei e Uberaba receberam a equipe de mobilização da SES para um trabalho de conscientização e prevenção da doença. A ação aconteceu devido ao encontro dos fiéis na Semana Missionária, evento que antecede à Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
As atividades foram estabelecidas em reuniões com Arquidioceses, Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde de cada localidade. Os mobilizadores distribuíram, para cada setor, material informativo para divulgação entre a população.

Ações Pontuais

Com o intuito de passar mais informações acerca da prevenção e formas de transmissão da doença durante a Semana Missionária, a SES dividiu o efetivo de mobilizadores em duas frentes. A primeira para atuar em chamada “Ações Pontuais”, nos municípios do interior que participarão do evento. A outra é a “Ação Macro”, em Juiz de Fora e Belo Horizonte, cujo o número de atividades e de peregrinos será significativo. Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a equipe da SES visitou entidades religiosas, como o Santuário da Medalha Milagrosa, a Fraternidade de Aliança Toca de Assis, a Catedral Metropolitana e o Mosteiro Imaculada Conceição, com o objetivo de trocar informações e entrega de folhetos educativos da campanha para os frequentadores. Foram articuladas também, junto ao município, cerca de 100 doses da vacina contra a gripe para os participantes da Semana Missionária.

Na cidade histórica de São João del Rei, no Campo das Vertentes, houve grande distribuição de material para os fiéis da Igreja Nossa Senhora do Carmo. A aproximação com o público também pôde ser vista na Praça Carlos Gomes, onde aconteceram atividades educativas e ações de rua. A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) também foi sensibilizada pelos mobilizadores. A equipe da SES fez em Campo Belo, região Centro-Oeste, uma ação significativa na Feira Livre do Produtor Rural da cidade, onde várias pessoas apoiaram a iniciativa e pontuaram uma a necessidade de repassar a informação.

As igrejas históricas de Ouro Preto, região central, foram importantes para as atividades de divulgação das informações repassadas pelos analistas. Houve o engajamento do município que distribuiu 130 embalagens de álcool em gel para as paróquias e às famílias acolhedoras dos peregrinos estrangeiros que vieram participar do evento. Já em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, uma grande blitz educativa aconteceu após o fim da missa na Igreja Matriz de Santo Antônio. A maioria dos fiéis se prontificou em receber os informativos. Além disso, houve atividades também nos colégios Nossa Senhora das Graças e Marista, onde foi divulgada a campanha de prevenção junta a alunos e professores.

Ações Macro

Juiz de Fora e Belo Horizonte recebem até o próximo domingo, 21 de julho, uma ampla campanha de alerta contra a gripe. O grande número de estrangeiros que comparecem à Semana Missionária tem uma atenção especial da SES.

Quase 100 mil pessoas são esperadas durante os eventos na capital mineira. Nesta sexta-feira, 19/07, a partir das 14h, na Praça da Estação, tem a continuação do Festival da Juventude, onde acontecem shows e atrações religiosas. A equipe de Mobilização está com um stand de informações para auxiliar na prevenção e contágio da gripe, desde o início das atividades – que começaram no fim de semana passado –. Há distribuição também de um material trilíngue específico para visitantes estrangeiros inclusos nos kits peregrinos.

No mesmo horário e local, porém no sábado, acontece a Caminhada da Juventude em Defesa da Vida, e no domingo, a solenidade de encerramento do evento.

Em Juiz de Fora, os mobilizadores estarão no stand montado na Catedral Metropolitana de 19h30 às 22h orientando e esclarecendo dúvidas, além de distribuírem todo o material informativo da campanha.

Prevenção simples

A gripe pode causar danos à saúde e sua prevenção é simples. Como, por exemplo, lavar as mãos frequentemente, tossir e espirrar utilizando o antebraço e evitar o compartilhamento de alimentos e objetos caso aparenta estar com sintomas.

Autor: Flávio Brunelli

Rolar para cima