Entre os dias 11 a 14 de julho, a equipe de mobilização contra a dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) estará em Quartel Geral, município localizado a 237 quilômetros de Belo Horizonte. O objetivo é alertar a população sobre o perigo de armazenar materiais inservíveis que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti em áreas consideradas de risco, como casas, lojas comerciais e lotes baldios.
No dia 11, as lideranças municipais irão se reunir com representantes dos três setores – público, privado e sociedade civil – com a finalidade de promover e fortalecer as ações conjuntas para o enfrentamento da dengue. Já no dia 12, será realizada a atividade “Dengue Móvel”, onde a população de Quartel Geral terá a oportunidade de trocar pneus velhos, garrafas PET e latinhas por material escolar. E, no período da tarde, ocorrerá a “Capacitação de Multiplicadores Sociais”, minicurso que visa treinar atores sociais com potencial de multiplicação e disseminação das informações sobre a doença.
No sábado, dia 13, a Praça Matriz vai receber o evento “Minha Cidade sem Dengue”, atividade que dará visibilidade às ações que estão ocorrendo no município, além de valorizar a riqueza cultural e social da cidade. Já no domingo, 14, a população irá se concentrar na Praça Matriz, de onde sairá uma passeata para reforçar o cuidado em relação à Dengue.
Autor: Jornalismo SES