A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para Fins Industriais no Estado de Minas Gerais (SINDUSFARQ) e a ANVISA, realizam seminário, de 2 e 3 de julho, das 9 às 17h, no Hotel Ouro Minas em Belo Horizonte. O objetivo é promove a discussão de assuntos relacionados à inspeção, registro e monitoramento de qualidade de medicamentos e cosméticos.
Com o tema “Monitoramento da Qualidade de Medicamentos e Cosméticos, Procedimentos para Inspeção, Renovação e Registro”, o evento é uma oportunidade para a SES/MG, AVISA e representantes de indústrias mineiras apresentarem soluções e propostas para o tema em questão. Participam do encontro o Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES/MG, Carlos Alberto Pereira Gomes e a Superintendente de Vigilância Sanitária da SES/MG Maria Goretti Martins de Melo.
O seminário levanta questões relacionadas também ao avanço tecnológico envolvido no processo produtivo de medicamentos e cosméticos. Para o presidente do SINDUSFARQ Carlos Mário de Moraes, a tecnologia no processo produtivo permite a segurança e eficácia na produção dos produtos farmacêuticos, e o encontro cria espaços para discussões em torno do tema. “As oportunidades de introdução de opiniões devem ser sempre estimuladas e aproveitadas ao máximo. Este é o principal objetivo que esse seminário almeja, um pleno diálogo que já vem sendo o norte das ações sanitárias no Brasil”, afirma.
Segundo o diretor de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (DSNVS) da ANVISA, Jaime César de Moura Oliveira, esse tipo de iniciativa possibilita a discussão conjunta de soluções. “Os temas aqui tratados precisam muito mais do que soluções rápidas. É necessário criar um ambiente e circunstâncias apropriadas para a resolução dos problemas”, finaliza.
Autor: Jéssica Gomes