Finalizando quase todas as atividades de mobilização social e de campo da Força Tarefa de Combate à Dengue, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promoveu no último sábado (29-06), na praça do Relógio em Aimorés, no leste mineiro, em conjunto com a Prefeitura e com o apoio de parceiros institucionais, o evento “Minha cidade sem Dengue”, que teve a presença do caminhão Dengue Móvel para troca de material reciclável por material escolar e do Dengômetro, com a distribuição de material gráfico e prestação de informações sobre a doença.
O evento teve como parceiros o Instituto Terra, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, que disponibilizou a apresentação de grupo de teatro com fantoches com o tema Coleta Seletiva de Lixo, da Usina Hidrelétrica de Aimorés/Parque Botânico, que numa tenda promoveu atividade lúdica sobre Dengue (jogo de tabuleiro da dengue e Bingo) e distribuição de brindes e da Associação Comercial/Câmara de Dirigentes Lojistas de Aimorés (CDL)/ACIASA, que ofereceu o serviço de consulta do SPC/Serasa. A secretaria de Saúde Municipal, além dos técnicos de apoio no serviço de troca, mobilizou também a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que realizou panfletagem sobre o evento no entorno da praça.
Além disso, a população presente teve também acesso aos serviços de aferição de pressão e teste de glicemia e também orientações e dicas sobre alimentação adequada para pessoas com Dengue, oferecidos pelo Hospital São José/São Camilo e uma apresentação especial de voz e violão com a dupla local, Tielo e Vanderly, oferecido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Aimóres, além da locução do evento.
A coordenadora de Relações Institucionais da Usina de Aimorés, Míriam Silvério, comentou a participação da empresa no evento. ”Nós sempre estamos presentes em ações de mobilização e sensibilização junto à população de Aimorés e dos municípios impactados no entorno da empresa, como neste evento de prevenção à Dengue. Além disso, temos também um contrato com a Prefeitura de Aimorés, realizando semestralmente, através de uma empresa contratada em Belo Horizonte, o trabalho de levantamento dos focos da Dengue no município e a eliminação dos criadouros do mosquito” frisou .
Dengue Móvel
A presença do Dengue Móvel ,atraiu a participação de moradores de bairros de Aimorés para a troca do material reciclável (garrafas pet, latas e pneus) por material escolar (caderno, lápis e borracha) .
Rafaela Souza da Silva, do Bairro Sossego em Aimóres ficou sabendo do evento através da escola de seus filhos e compareceu a troca trazendo pneus e garrafas pet. “Sempre levo meus dois filhos nestes eventos e sempre os oriento a não acumular lixo em casa e nem jogar na rua”, comentou.
A morada Luzimar Amorim Nascimento compareceu á troca e ressaltou a importância da troca do Dengue Móvel. “Esta ação é muito interessante porque leva as pessoas a terem consciência de que não se deve acumular lixo nas casas e nas ruas e também é bom porque a gente economiza na compra de material escolar”, enfatizou.
Balanço
Durante os dias 28 e 29/06, o caminhão Dengue Móvel, recolheu em Aimorés 140 garrafas, 163 latas garrafas pet e 120 pneus, que foram trocados por 420 lápis, 489 borrachas e 120 pneus.
Todo o material recolhido pelo Dengue Móvel foi encaminhado para a Usina de Reciclagem de Aimorés.
Autor: Frederico Bussinger