A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) promove nesta terça e quarta-feira, 18 e 19 de junho, o Treinamento de Avaliação de Projetos Arquitetônicos, na sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, e que participam também técnicos das SRS’s de Uberlândia e Uberaba e engenheiros dos nove municípios da região que assumiram os elencos mais complexos para o segundo ano do Projeto de Fortalecimento de Vigilância em Saúde.
A diretora da Infraestrutura Física do Nível Central, Renata França Leitão de Almeida, ressaltou que o objetivo do encontro é orientar e descentralizar os projetos arquitetônicos dos estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário dos municípios que aderiram o Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde. “O primeiro passo para a aprovação dos projetos arquitetônicos é o envio dos mesmos para a Diretoria de Infraestrutura Física (DIEF), precedendo assim o início das obras. A DIEF que está vinculada administrativamente e tecnicamente à Superintendência de Vigilância Sanitária da Subsecretaria de Proteção e Vigilância em Saúde da SES conta atualmente com uma equipe de oito engenheiros e arquitetos no Nível Central”.
O assistente de Análise de Projetos Arquitetônicos da SRS Uberlândia, David Albino Martins, comentou a importância das capacitações. “Cada vez mais há a melhoria nos processo de trabalho, tanto de quem já está na área quanto para os profissionais que iniciam agora”.
Já a coordenadora da Vigilância Sanitária da SRS Patos de Minas, Ivany Maria Silva Brito, destaca que a partir deste encontro serão descentralizadas as análises dos projetos arquitetônicos dos estabelecimentos de menor complexidade. “Facilitará todo o processo, pois considera-se a redução do prazo para análise bem como a maior aproximação entre os interessados”.
Engenheiro civil da Vigilância Sanitária da SRS Patos de Minas, André Cunha, relatou a análise de projetos já acontece na SRS Patos de Minas. “Não é difícil, porém precisa de muita dedicação e atenção aos detalhes”.
Autor: Lilian Cunha